segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Secretário da Defesa Civil de Petrópolis Ministra Palestra na Fase


Secretário de Defesa Civil palestra no simpósio Catástrofes Socioambientais, da Fase
O Secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, palestrou na quarta-feira (9/9) no Simpósio Catástrofres Socioambientais, promovido pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP/Fase) nesta semana. 
O Objetivo da Fase é formar um grupo multidisciplinar de atuação em situações de desastres socioambientais. 
Simão falou sobre a atuação da Defesa Civil, o histórico de Petrópolis relacionado às chuvas e a importância do envolvimento das comunidades, da iniciativa privada e das instituições de ensino na prevenção.
“Essa foi mais uma oportunidade para avançarmos na prevenção de desastres das chuvas em Petrópolis. 
No fim de 2014, o prefeito Rubens Bomtempo incluiu a Defesa Civil no currículo escolar da rede municipal. Isso porque entendemos o papel da educação na mudança de comportamento da população em relação à prevenção. 
É fundamental que todos entendam as suas responsabilidades na prevenção, por exemplo:
* Não jogando lixo nas ruas, rios ou encostas, e 
* Não construindo de forma irregular. 
Ficamos felizes com a iniciativa da Fase, por vermos os estudantes buscarem participar desse processo, porque precisamos desse envolvimento. 
Quando um desastre acontece, todo mundo aparece querendo ajudar. Mas precisamos dessa grande mobilização principalmente agora, na prevenção do desastre”, disse o Secretário Rafael Simão.
O Coordenador de Extensão da Fase, Ricardo Tammela, explicou que a iniciativa de realizar o simpósio veio dos alunos, que discutiram o assunto em sala de aula. 
“As questões relacionadas ao desastre socioambiental vêm sendo debatidas na Fase, com os alunos. Então, a palestra do Simão (secretário Rafael Simão) foi fundamental porque ele trouxe aos estudantes uma visão sobre o todo, além de dividir a experiência que ele tem com desastres. 
Nessa nossa participação, com o grupo multidisciplinar, precisaremos da coordenação da Defesa Civil, por meio do Plano de Contingência de Petrópolis, para saber, por exemplo, em que circunstâncias eu coloco os meus alunos”, disse Ricardo.
Estudante do sexto período de Enfermagem, Maria Alice Paranhos Alves, 22 anos, moradora da Vila Militar, afirmou que a palestra do Secretário Rafael Simão foi uma oportunidade para aprender mais sobre as causas dos desastres e como agir depois que ele acontece. 
“Foi interessante ver que Petrópolis já passou por tantas calamidades em décadas passadas, porque nem todo petropolitano sabe disso. Muitos acham que é um fenômeno recente”, disse Maria Alice.

Por hoje é só! Espero você no Próximo Post. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........






Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/3821-secret%C3%A1rio-de-defesa-civil-palestra-no-simp%C3%B3sio-cat%C3%A1strofes-socioambientais-da-fase.html
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/
https://pt-br.facebook.com/defesacivilpetropolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário