sexta-feira, 16 de maio de 2014

CESTGEN Participa do Exercício Parcial de Emergência Nuclear 2014 (FCN/INB)

Nos dias 29 e 30 de abril de 2014, o Centro Estadual para Gerenciamento de Emergência Nuclear (CESTGEN) participou do Exercício Parcial de Resposta à Emergência Nuclear 2014. A missão do referido Centro de Emergência é promover o assessoramento de alto nível para decisão do governo estadual, habilitando a Defesa Civil Estadual para a coordenação das  emergências radioativas e nucleares, através da estruturação de um sistema estadual de segurança e resposta às situações de emergência radiológicas ou nucleares em qualquer parte do território estadual.

O Exercício simulado, realizado na Escola de Guerra Naval (EGN), foi supervisionado pela Coordenação-Geral do Sistema de Proteção ao Programa Nuclear Brasileiro – SIPRON, e contou com a participação de instituições governamentais, assim como dos membros integrantes do Comitê de Planejamento de Resposta a uma Situação de Emergência Nuclear no Município de Resende – COPREN/RES.

O principal objetivo foi aprimorar o gerenciamento das ações previstas no Plano Geral de Transporte dos Elementos Combustíveis, da ELETRONUCLEAR, diante de um cenário fictício envolvendo uma operação para o transporte de combustível nuclear da Fábrica de Combustível Nuclear (FCN/INB), em Resende, para Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto (CNAAA), em Angra dos Reis.

O exercício permitiu observar o desempenho dos principais atores participantes, levando-se em consideração os vários cenários de uma emergência nuclear, com foco nos aspectos ambientais, na proteção da população, nos fatores psicológicos, bem como no emprego de pessoal e material, elementos essenciais em um ambiente real de evacuação de área em situação de emergência nuclear.













Referências:

http://www.dgdec.defesacivil.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=120:cestgen-participa-do-exercicio-parcial-de-emergencia-nuclear-2014-fcninb

Nenhum comentário:

Postar um comentário