sábado, 17 de maio de 2014

Corpo de Bombeiros Promove Capacitação de Sistema de Comando de Incidentes

Durante uma jornada de treinamento no dia 18 de fevereiro, a equipe de instrutores do 1º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (GSFMA) ministrou uma instrução de Sistema de Comando de Incidentes (SCI) aos alunos do Curso de Operações de Salvamento em Desastres do Corpo de Bombeiros.

 O SCI é uma ferramenta que tem por objetivo uma maior organização nas operações de socorro, sobretudo nas grandes operações, onde se torna necessária a gerência de muitos recursos e diversas demandas. Dessa forma, os militares especializados em operações de salvamento em desastres puderam adquirir conhecimentos e trocar experiências com militares especializados do 1ºGSFMA que possuem doutrina na utilização e instrumentação do SCI em eventos correlatos.

Após as instruções teóricas, os alunos realizaram uma atividade prática simulada de consolidação de um Plano de Ação de Incidente (PAI) relativo a um evento de movimentação de massa em terreno montanhoso com desabamento e soterramento de edificações, similares aos ocorridos na Ilha Grande e no morro dos Prazeres, no ano de 2010.

- A finalidade da instrução foi transmitir aos militares do curso uma doutrina de instrumentação do posto de comando para organizar o cenário operacional do desastre, orientando para padronização das composições das principais seções de comando e controle operacional, emprego tático e desmobilização de recursos – ressaltou o Comandante do 1º GSFMA, Ten Cel BM Mantuano.


Turma COSD e instrutores do 1 GSFMA



Instrução de organização e instrumentação de posto de comando



Alunos do COSD realizando exercícios com a ferramenta do SCISC


(*) Matéria produzida pela Assessoria de Comunicação Social em parceria com o 1 GSFMA













Referências:

http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2832:corpo-de-bombeiros-promove-capacitacao-de-sistema-de-comando-de-incidentes&catid=43:Noticias-do-CBMERJ&Itemid=43






Nenhum comentário:

Postar um comentário