quarta-feira, 14 de maio de 2014

Defesa Civil Emite Alerta Máximo em Itacoatiara devido a Cheia do Rio Amazonas

14/05/2014 00h22 - Atualizado em 14/05/2014 00h22

Faltam apenas 35 cm para nível atingir cota histórica registrada.
88 mil pessoas são afetadas pela cheia no estado, diz Defesa Civil.

Do G1 AM
Várias ruas de Itacoatiara (AM) estão tomadas pelas águas (Foto: Reprodução/TVAM)Em 2012, cheia histórica causou transtornos em
Itacoatiara (Foto: Reprodução/TVAM)
Defesa Civil do Amazonas emitiu nesta terça-feira (13) um boletim de alerta máximo para o município de Itacoatiara, distante 176 quilômetro de Manaus, por conta da cheia na calha do RioAmazonas. De acordo com o órgão, faltam apenas 35 centímetros para o nível do rioatingir a cota histórica registrada em 2012, que foi de 15,03 metros.
Nas últimas semanas, situação de emergênciafoi declarada em Parintins, Barreirinha e Nhamundá, no Baixo Amazonas.  Em todo o estado, mais de 88 mil pessoas estão sendo afetadas pela enchente dos rios do Amazonas, segundo dados da Defesa Civil.
Na segunda-feira (12), a Defesa Civil  fez uma ação de ajuda humanitária em Parintins, município distante 369 quilômetros da capital. A coordenadoria de Defesa Civil do Baixo Amazonas recebeu os kits de ajuda humanitária que incluem cestas básicas, água potável, produtos de higiene, limpeza, medicamentos, colchões e gás de cozinha. Além disso, o órgão deve enviar barracas de campanha para abrigar as famílias que tiveram suas casas alagadas.
Boca do Acre e Humaitá registraram Estado de Calamidade Pública. Atualmente, Guajará, Ipixuna, Envira, Lábrea, Pauini, Apuí, Canutama, Manicoré, Novo Aripuanã,BorbaNova Olinda do Norte, Tapauá, Itamarati e Autazes estão em Situação de Emergência.

Os municípios de Boa Vista do Ramos, São Sebastião de Uatumã e Urucará, no Baixo Amazonas, estão sendo monitorados diariamente e já receberam o Alerta máximo da Defesa Civil do Estado. Na capital, o Rio Negro sobe em média 5 cm por dia. O nível da água chegou a cota de 28,63 m. 



Referências:

http://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2014/05/defesa-civil-emite-alerta-maximo-em-itacoatiara-devido-cheia-do-rio-am.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário