terça-feira, 27 de maio de 2014

Projeto Construindo a Cidadania nas Escolas

Projeto Construindo a Cidadania nas Escolas


Projeto Construindo a Cidadania nas Escolas

Histórico
A Subsecretaria de Defesa Civil do Município do Rio de Janeiro, viabilizou um projeto de divulgação de matérias de grande relevância, tais como preservação do meio ambiente, saúde e cidadania, direcionado a estudantes das escolas públicas municipais.
O projeto denominado "Construindo a Cidadania nas Escolas" conta com a participação da Secretaria Municipal de Educação.
O projeto teve início no ano de 2004 e seu seguimento em 2005 com o Clube de Regatas do Flamengo, que disponibilizou seu auditório para a realização dos eventos. Em 2006 tivemos como parceiro o Fluminense.
Em 2007, aproveitando o mote do Panamericano, realizamos 2(dois) eventos no Planetário, retornando ao Fluminense em 2008, em um total de 28 eventos.
Como convidados palestrantes tivemos a honra de receber, entre outros: Felipe, Junior, Zinho, Athirson, Edílson, Petkovic, Ibson, Marcelo (atualmente no Real Madrid), o "Canhotinha de Ouro" Gérson, o "Capitão do Tri" Carlos Alberto e diversos atletas campeões olímpicos como Ricardo Prado, Paula Hernandes, Arnaldo de Oliveira, Agberto Guimarães e a musa das Olimpíadas 2016, atual campeã mundial de atletismo estudantil Bárbara Leôncio.
No ano de 2009 realizamos dois eventos do projeto no Instituto Bola Pra Frente sob a responsabilidade dos tetracampeões de futebol Jorginho e Bebeto e tendo como convidados Luisa Parente e Isabel do vôlei.
No ano recém findo, dando continuidade ao projeto, em nova parceria com o Flamengo, realizamos os 5 (cinco) eventos programados, que tiveram como palestrantes: Zico, Diego Hipólito, Daniele Hipólito, Jade Barbosa, Adílio, Rondinelli, Júlio César "UriGeller" e os campeoníssimos Átila da Silva e Jeferson Willian do basquete rubro negro.
No presente ano foi realizado evento inaugural do Projeto no Clube de Regatas Vasco da Gama, com a presença de seu presidente Roberto Dinamite.
Justificativa
A Defesa Civil, como órgão mitigador doas efeitos de um desastre, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, vem promover o Projeto Construindo a Cidadania nas Escolas, objetivando melhorar a qualidade de vida do povo carioca.
Objetivo
Difundir para os alunos das escolas públicas municipais conceitos básicos de cidadania, visando à proteção do meio ambiente (fauna, flora, etc...), a saúde e qualidade de vida de um modo geral.
Público Alvo
Alunos do segundo seguimento (9ª série)
Conclusão
O projeto proposto, fruto da parceria de duas renomadas Instituições (Secretaria Municipal de Saúde e Defesa Civil e a Secretaria Municipal de Educação), aliado ao Clube de Regatas Vasco da Gama, ao mesmo tempo em que possibilita o convívio desses jovens com personalidades esportivas que sirvam de exemplos a serem seguidos, muitas delas de origem humilde, se propõe também a uma melhoria da qualidade de vida desses jovens cidadãos, o que certamente será um marco inovador no trato das questões sociais, relacionadas a estudantes do ensino público municipal, contribuindo, sobre maneira, para a divulgação e o engrandecimento do nosso país.




Referências:
http://www.rio.rj.gov.br/web/defesacivil/exibeconteudo?id=4366320

Nenhum comentário:

Postar um comentário