quarta-feira, 14 de maio de 2014

Secretaria de Defesa Civil de Petrópolis Completa Um Ano Com Avanços nas Ações de Prevenção


Criação da Secretaria de Defesa Civil completa um ano com avanços nas ações de prevenção
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil completa, neste mês de abril, um ano de existência, já com muitos avanços no sistema municipal de prevenção de desastres das chuvas. Neste período, 48 pluviômetros automáticos e semiautomáticos foram instalados nas áreas de risco, cerca de 470 voluntários foram capacitados em 51 comunidades, os testes mensais das sirenes aperfeiçoaram o Sistema de Alerta e Alarme, cerca de 2.700 ocorrências foram atendidas pela Defesa Civil, três geólogos concursados foram chamados e uma parceria foi firmada com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).
A criação da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, no lugar da antiga Coordenadoria, foi uma promessa de campanha cumprida pelo prefeito Rubens Bomtempo. A medida possibilitou que a Defesa Civil contasse com uma estrutura adequada para realizar medidas de prevenção condizentes com que Petrópolis precisa. Com uma sede maior e no Centro, a secretaria garante à população um sistema de atendimento mais eficaz.
“Petrópolis deu um salto de qualidade gigantesco no sistema de prevenção de desastres das chuvas e isso em apenas um ano. O status de secretaria é mais adequado à Defesa Civil de Petrópolis, já que o município é uma região montanhosa com um índice pluviométrico altíssimo. O prefeito Rubens Bomtempo demonstrou com essa lei que a redução dos riscos de desastres é
uma prioridade do seu governo”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão.
A lei 7.056, que criou a secretaria, é de 15 de abril de 2013, publicada no Diário Oficial do dia 19 de abril. Na publicação, estão descritas as atribuições da Secretaria de Proteção e Defesa Civil e dos seus servidores.
A lei deu poder de polícia administrativa aos técnicos da Defesa Civil, que, por meio de notificações, indicam aos proprietários de construções particulares que representem riscos, a necessidade de realização de intervenções, como obras, melhorias e contenções. O objetivo da Prefeitura é deixar Petrópolis cada vez mais segura.







Referências:

http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2163-cria%C3%A7%C3%A3o-da-secretaria-de-defesa-civil-completa-um-ano-com-avan%C3%A7os-nas-a%C3%A7%C3%B5es-de-preven%C3%A7%C3%A3o.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário