sábado, 17 de maio de 2014

ESDEC Realiza Curso Básico de Percepção de Riscos Geológicos

CBPRG é resultado de parceria entre a Escola de Defesa Civil e o Serviço Geológico do Brasil. Nesta edição, 51 técnicos da Defesa Civil estadual e de 20 prefeituras foram capacitados.

Resultado de uma sólida parceria com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (CPRM), também conhecida como Serviço Geológico do Brasil, a Escola de Defesa Civil realizou, de 07 a 11/04, mais uma edição do Curso Básico de Percepção de Riscos Geológicos, o CBPRG.

   Durante o curso os alunos receberam instruções sobre: Introdução ao gerenciamento de áreas de risco; Identificação, análise e mapeamento de áreas de escorregamentos; Tipologia, cenários, indicadores e critérios; Roteiro metodológico para análise de risco e mapeamento em setores de encosta e de baixada; etc. A turma realizou também uma visita de instrução à Comunidade do Turano, localizada nos bairros do Catumbi, Estácio, Cidade Nova e Rio Comprido, quando puderam aplicar na prática o que foi aprendido no auditório da ESDEC.

No total, 51 técnicos da Defesa Civil estadual e das Prefeituras do Rio de Janeiro, Angra dos Reis, Barra do Piraí, Cabo Frio, Itaguaí, Macaé, Magé, Mangaratiba, Maricá, Mesquita, Niterói, Nova Friburgo, Porciúncula, Queimados, Resende, São Gonçalo, São João de Meriti, Sumidouro, Tanguá e Vassouras, foram capacitados.

- O CBPRG é um dos destaques da nossa carta de cursos e tem sempre uma grande procura. É um curso voltado para o dia a dia dos agentes, onde os alunos empregam os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula diretamente no terreno, durante a visita de campo. Desta forma, retornam às prefeituras mais preparados e capazes de atuar tecnicamente nas suas Defesas Civis municipais, fortalecendo-as - concluiu o Ten Cel Paulo Renato Vaz, diretor da ESDEC.



Alunos do CBPRG receberam as boas vindas do Ten Cel Paulo Renato, diretor da ESDEC



Cap Wellington Silva, da ESDEC, e o geólogo da CPRM, Pedro Pfaltzgraff, ministraram as instruções teóricas no auditório da Escola de Defesa Civil



Na Associação de Moradores da Comunidade do Turano, os alunos avaliaram o mapa geológico da região onde seria realizada a instrução prática


Feita a análise prévia, a turma do CBPRG iniciou a incursão na Comunidade do Turano, na Zona Norte do Rio


Os conhecimentos aprendidos em sala de aula foram postos em prática no terreno, durante a visita à Comunidade do Turano, sob orientação dos geólogos da CPRM




Turma do CBPRG/2014 da ESDEC/CPRM





(*) Matéria produzida pela ESDEC










Referências:


http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php?
option=com_content&view=article&id=
2852:esdec-realiza-curso-basico-de-pe
rcepcao-de-riscos-geologicos&catid=43

Nenhum comentário:

Postar um comentário