terça-feira, 27 de maio de 2014

Defesa Civil Municipal do Rio de Janeiro Conclui Instalação dos Novos Pluviômetros



A Defesa Civil Municipal conclui nesta semana a instalação dos novos pluviômetros semiautomáticos em áreas da cidade com risco de desastres naturais nos bairros do Anil, Taquara, Freguesia e Penha. 

Ao todo serão instalados 20 pluviômetros e o primeiro local a receber o equipamento foi o Complexo do Lins. Também já foram contemplados os bairros de Santa Cruz, Bangu, Pedra de Guaratiba, Realengo, Vila Isabel, Rio Comprido, São Cristóvão, Gávea, Copacabana, Campo Grande, Ramos, Penha e Tijuca.

Os equipamentos foram instalados em associações de moradores, clínicas da família, igrejas e locais de fácil acesso para os moradores de cada região, que também poderão monitorar os equipamentos. Após a instalação, os moradores, agentes comunitários e lideranças comunitárias serão capacitados para utilizarem os pluviômetros.

Com o treinamento, eles poderão contribuir ainda mais para o trabalho da Defesa Civil monitorando as chuvas com a ajuda dos equipamentos e ajudando a mobilizar a comunidade onde moram em casos de riscos de desastres provocados por deslizamentos e alagamentos.

Os novos pluviômetros foram cedidos pelo Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) por meio do projeto "Pluviômetros nas Comunidades". Estão previstas ainda a instalação de outros 24 equipamentos automáticos.







Referências:
http://www.rio.rj.gov.br/web/defesacivil/exibeconteudo?id=4545374

Nenhum comentário:

Postar um comentário