sexta-feira, 16 de maio de 2014

Sirenes São Acionadas Sem Falhas no Teste da Defesa Civil de Petrópolis


Sirenes são acionadas sem falhas no teste da Defesa Civil
As 18 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme instaladas em Petrópolis funcionaram perfeitamente no teste realizado nesta quinta-feira (15/5) pela manhã. Com a ação, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil confirma que os equipamentos estarão à disposição do município no caso de fortes
chuvas. As sirenes são acionadas quando há risco iminente de deslizamentos generalizados nas comunidades. Como afirma o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, as sirenes são a melhor ferramenta de prevenção a curto prazo que Petrópolis possui.
A Defesa Civil atuou no teste de forma integrada com os agentes das Unidades de Proteção Comunitária (UPCs). Da sede da secretaria, agentes da Defesa Civil acionaram os equipamentos pela internet. Nas comunidades, os agentes das UPCs confirmaram à secretaria que os alertas sonoros puderam ser ouvidos na região.
Depois do acionamento remoto, a Defesa Civil realizou o teste manual, que é o “plano B” para o caso de falhas em alguns equipamentos. Agentes das UPCs, que têm as chaves das sirenes, acionaram os aparelhos. Também não houve falhas.
Com o teste, além de checar a parte técnica das sirenes, a Prefeitura faz com que os moradores se familiarizem com o som dos alertas. Além disso, ainda possibilita que os agentes das UPCs conheçam melhor o funcionamento dos equipamentos.
“Quando começar a chover forte, moradores de áreas de risco não devem esperar a sirene ser acionada, mas sim já procurar um local seguro, como casas de amigos ou parentes que não fiquem em áreas de risco. As sirenes são o último aviso de que é para sair de casa”, disse o secretário Rafael Simão.
As 18 sirenes estão instaladas em dez comunidades: Quitandinha, Ferroviários, Vila Felipe, João Xavier, Sargento Boening, São Sebastião, Siméria, Independência, Dr. Thouzet e 24 de Maio.






Referências:

http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2237-sirenes-s%C3%A3o-acionadas-sem-falhas-no-teste-da-defesa-civil.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário