sábado, 17 de maio de 2014

Defesa Civil Chega ao CICC e Agiliza Atendimentos

A Secretaria de Defesa Civil mudou de endereço. Parte da estrutura do Departamento de Defesa Civil Estadual, que antes funcionava na Praça da Bandeira, já está instalada no Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), na Cidade Nova. A medida possibilitará uma resposta mais ágil nas ocorrências do dia a dia e na gerência de grandes eventos.

De acordo com o diretor do departamento, coronel Luiz Palência, além de estar bem localizada, no centro da cidade, a estrutura do CICC oferece aparatos técnicos e estruturais para a realização de um trabalho estratégico eficiente.

“Podemos utilizar a Sala de Crise, que contém equipamentos de ponta como o Vídeo Wall, por exemplo. Também temos a possibilidade de recorrer a um veículo intitulado CICC Móvel, que é uma extensão do centro, altamente equipado para dar suporte nos diversos locais de eventos. Neste veículo, é possível criar, em qualquer lugar da cidade, um Gabinete de Comando e Controle com toda a tecnologia e suporte de pessoal especializado” explicou Palência.

Segundo o diretor, os órgãos que compõem o sistema de segurança à população têm participação conjunta em reuniões preparatórias, câmaras temáticas e até em exercícios simulados.

No CICC, o departamento conta com um quadro de 20 profissionais, sendo que 15 militares marcam presença diariamente. Este grupo se mantém focado em funções como o desenvolvimento de ações de prevenção contra emergências; a preparação das cidades e sociedades para o enfrentamento das situações de risco; a elaboração de planos de emergência, inclusive, envolvendo produtos perigosos; e o planejamento e gerenciamento de recursos distribuídos para áreas afetadas por um desastre.

Elaboração de planos de contingência

Os profissionais da Defesa Civil também são responsáveis pela criação e gerenciamento do Gabinete de Crise e das áreas de riscos, assim como por criar planos de contingência e de evacuação.



Equipes se fazem presente no CICC durante 24 horas



Proximidade com outros órgãos se converte em agilidade nas respostas face a desastresres



Moderna infraestrutura do CICC facilitou a transição da estrutura física



(*) Fotos: André G Melo









Referências:

http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2847:defesa-civil-chega-ao-cicc-e-agiliza-atendimentos&catid=43:Noticias-do-CBMERJ&Itemid=43

Nenhum comentário:

Postar um comentário