sábado, 17 de maio de 2014

Novo Curso Instrumental de Avaliação de Danos é Realizado pela ESDEC

No total, 43 técnicos da Defesa Civil estadual e de 19 Prefeituras foram capacitados pela Escola de Defesa Civil, já com a nova legislação nacional, durante o CIAD/2014

A Escola de Defesa Civil (ESDEC) realizou, de 24 a 27 de março, o Curso de Avaliação de Danos (CIAD/2014). O curso teve como objetivo capacitar profissionais da Defesa Civil com protocolos e procedimentos necessários para a avaliação de danos humanos, materiais e ambientais, e consequentes prejuízos socioeconômicos decorrentes de desastres, de acordo com a nova doutrina brasileira.

Além de militares da Defesa Civil estadual, técnicos das Prefeituras do Rio de Janeiro, Cabo Frio, Campos dos Goytacazes, Cantagalo, Duque de Caxias, Guapimirim, Itaboraí, Magé, Mesquita, Niterói, Nova Friburgo, Porciúncula, Resende, Rio Bonito, São Gonçalo, São João da Barra, Sapucaia, Sumidouro e Tanguá, fizeram parte do corpo discente.

As aulas teóricas foram realizadas no auditório da ESDEC e as atividades práticas, onde os alunos simularam eventos adversos e realizaram o preenchimento do Formulário de Informações do Desastre (FIDE), novo documento de avaliação de danos preconizado pela Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, através da Normativa 01, de 24/08/2012, do Ministério da Integração Nacional, realizadas nas dependências do Departamento Geral de Defesa Civil (DGDEC).


- Estamos sempre antenados no que está acontecendo no Brasil e no mundo no campo da Redução do Risco de Desastres. Desta forma, podemos atualizar nossos alunos com os novos experimentos, legislações e tratados, fortalecendo o Sistema Nacional de Proteção e Defesa Civil através da gestão do conhecimento. Este é o compromisso da ESDEC - afirmou o tenente-coronel Paulo Renato Vaz, diretor da ESDEC.


Tenente-coronel Paulo Renato deu as boas vindas aos alunos no auditório da ESDEC



Capitão Wellington Silva, instrutor da ESDEC, palestrou sobre a nova legislação de avaliação de danos



Técnicos da Defesa Civil estadual e de 19 prefeituras fluminenses participaram do CIAD/2014



Os alunos realizaram a avaliação de danos a partir da simulação de desastres em exercícios de mesa


Turma do Curso Instrumental de Avaliação de Danos da ESDEC/2014



(*) Matéria produzida pela ESDEC














Referências:

http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php?option=com_
content&view=article&id=2844:novo-curso-instrume
ntal-de-avaliacao-de-danos-e-realizado-pela-esdec&
catid=43:Noticias-do-CBMERJ&Itemid=43


Nenhum comentário:

Postar um comentário