sábado, 17 de maio de 2014

Corpo de Bombeiros Realiza Treinamento de Socorro em Montanha

Militares especializados em salvamento em montanhas do 1º Grupamento de Socorro Florestal (GSFMA - Alto da Boa Vista) e do Destacamento de Itaipu (DBM 3/3) realizaram, no dia 25 de fevereiro, no Costão de Itacoatiara, o terceiro Treinamento de Ações Táticas em Ambiente Natural (TATAN nº 3). A iniciativa foi batizada de “Operação Camaleão” e teve como objetivo desenvolver e aperfeiçoar técnicas de socorro em locais de difícil acesso.

O local escolhido não foi por acaso, segundo o Major Walter, comandante de Itaipu.

- Em fevereiro ocorreu um acidente em montanha no cume do Costão de Itacoatiara. Na ocasião, um casal não seguiu adequadamente a trilha e caiu cerca de 30 metros em uma área conhecida como “Camaleão”. As péssimas condições climáticas, a escuridão da noite e as peculiaridades do local fizeram com que a operação de resgate, realizada por militares de Itaipu e pelo Grupamento de Operações Aéreas (GOA), durasse mais de 10 horas – explicou.

Para o subcomandante do 1º GSFMA e coordenador do Curso de Salvamento em Montanha (CSMont), tenente-coronel Suassuna, a participação dos militares do 1º GSFMA é fundamental.

O apoio de uma unidade especializada vai além do suporte operacional em situações de emergência. As ocorrências vivenciadas devem ser consolidadas em doutrinas para que possamos fortalecer os procedimentos operacionais da nossa corporação, disse.




Reconhecimento topográfico da região



Debate tático das manobras realizadas



 Análise do local do acidente em montanha



(*) Matéria produzida pela Assessoria de Comunicação Social em parceria com o 1º GSFMA













Referências:

http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2846:corpo-de-bombeiros-realiza-treinamento-de-socorro-em-montanha&catid=43:Noticias-do-CBMERJ&Itemid=43

Nenhum comentário:

Postar um comentário