quarta-feira, 28 de maio de 2014

Voluntários dos Nudecs Seguem Passando por Capacitação pela Defesa Civil de Petrópolis


Voluntários dos Nudecs seguem passando por capacitação
Os voluntários da Defesa Civil capacitados pela Prefeitura desde janeiro de 2013 seguem participando de reuniões e novos cursos. A determinação do prefeito Rubens Bomtempo é que esses moradores de comunidades com áreas de risco recebam da Secretaria de Proteção e Defesa Civil uma formação contínua, para que fiquem cada vez mais preparados para ajudar o município na prevenção de desastres das chuvas. Na última semana, a secretaria promoveu uma reunião com representantes de Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) do Chapa 4, Independência, Vale do Cuiabá, Morin e Rio de Janeiro. O objetivo do encontro foi apresentar o trabalho feito até o momento nas comunidades e traçar metas para o segundo semestre.
São 51 comunidades de Petrópolis que contam com Nudecs. O prefeito Rubens Bomtempo quer aumentar esse número, além de capacitar mais voluntários nos núcleos já criados. Hoje são cerca de 470 voluntários já capacitados pela Prefeitura.
Na reunião, realizada na sede da Defesa Civil, participaram servidores da secretaria, voluntários do Nudec e coordenadores do programa Mãos à Obra, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). O programa atua em parceria com a Defesa Civil em ações de prevenção na região do Vale do Cuiabá.
"É importante estarmos em contato direto com os coordenadores e voluntários do Nudec para sabermos que rumo tomar daqui pra frente. Esses encontros servem para estreitarmos os laços e planejarmos juntos a melhor forma de agir nos bairros e atingir a população, principalmente as pessoas que moram próximas às áreas de risco. Esse retorno dos agentes comunitários nos ajuda a nortear as ações futuras”, disse o diretor administrativo da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Gileno Alves.
Uma das áreas mais atingidas pela tragédia de 2011, o Vale do Cuiabá é uma das 51 comunidades que já contam com o núcleo instalado. Recentemente os seus agentes foram capacitados pela Defesa Civil e foram orientados sobre como agir em períodos de chuva, criando uma nova frente de ajuda à população.
"Foi a melhor coisa que aconteceu na nossa comunidade. Nós não tínhamos noção nenhuma de prevenção. Não sabíamos sequer o que era uma área de risco. Hoje já mapeamos todo o terreno, sabemos onde há perigo e onde não há. Temos também o nosso pluviômetro instalado no local, o que nos ajuda muito. Nosso conhecimento para evitar uma nova tragédia como aquela é infinitamente maior”, disse Cristina Rosário, coordenadora do Nudec do Vale do Cuiabá.






Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2292-volunt%C3%A1rios-dos-nudecs-seguem-passando-por-capacita%C3%A7%C3%A3o.html