sábado, 17 de maio de 2014

Defesa Civil do Rio de Janeiro Participa de Intercâmbio no Japão

Fruto da parceria entre a Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec-RJ) e a Agência Internacional de Cooperação do Japão (JICA) para capacitação e desenvolvimento de projetos de redução de risco de desastres, mais um representante da secretaria embarcou para o Japão para participar de uma vasta programação sobre o tema. Desta vez, o assessor especial coronel Marcelo Hess integrou a equipe brasileira, que ficou no país de 22 de janeiro a 8 de março.

   De acordo com o militar, técnicos dos três níveis do governo foram convidados para o evento e o objetivo do intercâmbio foi apresentar ao Brasil as instalações e novas tecnologias de prevenção de desastres utilizadas no país.

   - Os anfitriões propuseram para o trabalho nesta temporada uma divisão de grupos classificados em Infraestrutura de Sistema, da qual eu fiz parte, e Projeto de Gestão de Desastres. Havia representantes dos Ministérios das Cidades e da Integração Nacional, do INEA, do INMET, entre outros - ressaltou o coronel Hess. Também participaram representantes de Minas Gerais, São Paulo e Paraná. Do Rio de Janeiro, além da capital, os municípios de Nova Friburgo e de Petrópolis também mandaram especialistas na área.

Na programação, estiveram incluídas visitas ao Departamento de Controle de Deslizamento de Sedimentos, à Agência Meteorológica do Japão, ao Instituto de Pesquisa de Obras Públicas, ao Parque de Prevenção de Desastres da Costa de Tóquio, à barragem de Hiyoshi, entre outros locais.
- O roteiro foi bem extenso e rico em conteúdo. Os participantes ainda puderam ver de perto, por exemplo, os danos das cheias do Rio Katsura - complementou.


Tokyo RinKai Disaster - Centro de Prevenção de desastres - centro de operações



Prefeito de petrópolis Rubens Bomtempo e secretário Municipal de Defesa Civil Rafael simão



Maqueta para demonstração da efetividade do sistema de barragens



Reunião Diretor do Geral do Instituto Nacional de gestão de terras e infraestruturas



Visita de cortesia ao Diretor do Geral do Instituto Nacional de gestão de terras e infraestruturas 


(*) Matéria produzida pela Assessoria de Comunicação Social SEDEC/CBMERJ













Referências:

http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2825:defesa-civil-rj-participa-de-intercambio-no-japao&catid=43:Noticias-do-CBMERJ&Itemid=43

Nenhum comentário:

Postar um comentário