quinta-feira, 15 de maio de 2014

Vale do Cuiabá já Conta com Voluntários Capacitados pela Defesa Civil de Petrópolis





Vinte e seis pessoas participaram do curso para criação do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) do Vale do Cuiabá, no último sábado (12/4). Com a capacitação realizada pela Prefeitura, os participantes se tornaram voluntários da Defesa Civil e poderão contribuir para deixar as comunidades da Boa Esperança, Gentio, Madame Machado e Benfica mais seguras. Os moradores da região aprenderam noções básicas de prevenção aos desastres naturais e foram orientados sobre como agir em uma situação de tragédia. Agentes do programa Mãos à Obra, do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), também assistiram o curso.
Agora, já são 51 comunidades de Petrópolis com Nudecs, todos criados pelo governo Rubens Bomtempo. Hoje o município conta com cerca de 470 voluntários capacitados pela Defesa Civil para atuar na redução de riscos de desastres em conseqüência das chuvas. O objetivo da Prefeitura é criar mais Nudecs em 2014. Nos núcleos já formados, a capacitação é contínua e os voluntários participam sempre de novos cursos e de reuniões, possibilitando também que mais moradores se integrem ao trabalho.
“Queremos formar uma grande rede de Defesa Civil, cada vez mais preparada e que envolva o poder público e a população. Para isso, temos avançado muito. A capacitação dos moradores não termina com a criação do núcleo. A formação é contínua, para que os moradores sempre atuem pela prevenção, levando o lixo para a rua apenas antes de o caminhão passar, colocando calha no telhado, não realizando cortes irregulares em barrancos, entre outras medidas”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão.
As comunidades já atendidas por Nudecs são: 24 de Maio, Amazonas, Bairro Esperança, Bairro Mauá, Bataillard, Bela Vista, Benfica, Bingen, Boa Esperança, Boa Vista, Capela, Castelânea, Caxambu, Chácara Flora, Chapa 4, Cremerie, Dr. Thouzet, Duarte da Silveira, Duques, Espírito Santo, Estrada da Saudade, Euclides da Cunha, Fazenda Inglesa, Ferroviários, Floresta, Florido, Gentio, Gulf, Independência, João Xavier, Madame Machado, Montese, Morin, Morro do Gavião, Mosela, Oficina, Oswaldo Cruz, Pedras Brancas, Pica-Pau, Presidente Sodré, Rio de Janeiro, Rocio, São João Batista, São Sebastião, Sargento Boening, Serrinha, Siméria, Taquara, Vale do Cuiabá, Ventura e  Vila Felipe.





Referências:

http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2141-vale-do-cuiab%C3%A1-j%C3%A1-conta-com-volunt%C3%A1rios-capacitados-pela-defesa-civil.html