quarta-feira, 14 de maio de 2014

Técnicos da Prefeitura Viajam ao Japão para Curso de Prevenção de Desastres Naturais

Técnicos da Prefeitura viajam ao Japão para curso de prevenção de desastres naturais
Dois técnicos concursados da Prefeitura – um geólogo da Secretaria de Proteção e Defesa Civil e uma engenheira civil da Secretaria de Habitação – foram nesta sexta-feira (9/5) para o Japão. Eles participarão de um curso de um mês sobre prevenção de desastres naturais e planejamento
urbano, como parte do convênio de quatro anos entre o Brasil e o Japão para reduzir os riscos de tragédias em conseqüência das chuvas em Petrópolis, Nova Friburgo (RJ) e Blumenau (SC).
O prefeito Rubens Bomtempo escolheu dois técnicos concursados para o curso. Assim, além de valorizar os concursados da Prefeitura, Bomtempo garante que o conhecimento que for adquirido pelo geólogo Yuri Garin e pela engenheira civil Ana Maria Zanetti no curso possa ser aproveitado
pelo município também a longo prazo, por meio do quadro efetivo de servidores.
“Será um curso muito abrangente, que nos apresentará as tecnologias e conhecimento acumulado pelo Japão na prevenção de desastres. O curso vai abordar não só a questão do risco, mas também o planejamento urbano, para deixar a cidade melhor preparada para fortes chuvas”, disse Ana Maria, que é subsecretária de Habitação.
A parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica) foi assinada em setembro de 2013 pelo prefeito Rubens Bomtempo. Nestes primeiros meses de convênio, técnicos da Jica já fizeram diversas visitas a comunidades de Petrópolis atingidas por desastres das chuvas dos últimos anos, além de reuniões com técnicos da Prefeitura.
Em fevereiro, Bomtempo e o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, foram ao Japão por duas semanas. Na ocasião, eles realizaram visitas ao vice-ministro de Terras, Infraestrutura, Transporte e Turismo do Japão, Sasaki Motoi, à estação meteorológica, à Prefeitura de Hiroshima, ao laboratório de pesquisas de desastres, ao simulador de terremoto de Tóquio, entre outras atividades, em que puderam conhecer o sistema de alerta e alarme, a legislação e os parques fluviais daquele país.
Ao fim da parceria, a Jica produzirá manuais com orientações para planejamento urbano, reconstrução de áreas atingidas por desastres naturais e emissão de alertas preventivos.








Referências:

http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2213-t%C3%A9cnicos-da-prefeitura-viajam-ao-jap%C3%A3o-para-curso-de-preven%C3%A7%C3%A3o-de-desastres-naturais.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário