sábado, 17 de maio de 2014

Corpo de Bombeiros Promove Treinamento no Parque Nacional da Tijuca

Militares participaram de simulados na Gruta dos Morcegos, considerada a segunda maior caverna de gnaisse do Brasil.


Bombeiros do 1o Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (GSFMA) participaram, no dia 20 de março, do 4o Treinamento de Ações Táticas em Ambiente Natural (Tatan - 04), batizado como “Operação Morcego”. O local escolhido foi o Parque Nacional da Tijuca, onde está localizada a Gruta dos Morcegos - considerada a segunda maior caverna de gnaisse do Brasil, com cerca de 100m de comprimento e 22 metros de altura. 

   De acordo com o Te Cel BM Mantuano, comandante do 1o GSFMA, o objetivo do exercício foi aperfeiçoar as ações especializadas de busca e salvamento em cavernas e grutas, permitindo aos militares a familiaridade com um meio adverso que impõe restrições de espaço, luz, suprimento, comunicação e mobilidade. 

   - Um dos maiores riscos a um acidentado em caverna ou gruta é a tendência à hipotermia devido à ausência de fontes de calor, principalmente se permanecer por período prolongado e estiver sem equipamento de proteção individual para a atividade – explicou o comandante.


Segundo ele, as atividades de localização e recuperação de acidentados ou perdidos em cavernas e grutas são morosas devido à peculiaridade do ambiente, dos traçados, da dificuldade de transporte de equipamentos no interior da gruta e de transposição de obstáculos de desníveis no terreno.



Ancoragem com múltiplos pontos improvisados



Técnica de descida com equipamento em grutas



Deslocamento no interior da caverna



Reconhecimento das particulares da gruta



Especialistas do 1º GSFMA - CBMERJ envolvidos na operação


(*) Matéria produzida pela Assessoria de Comunicação Social SEDEC/CBMERJ em parceria com o 1º GSFMA













Referências:

http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2850:corpo-de-bombeiros-promove-treinamento-no-parque-nacional-da-tijuca&catid=43:Noticias-do-CBMERJ&Itemid=43



Nenhum comentário:

Postar um comentário