quarta-feira, 15 de outubro de 2014

A Partir de Hoje Serão Seis Helicópteros Atuando no Combate às Chamas em Petrópolis

              

Apesar da queda de temperatura na madrugada de ontem (14), a ventania e o forte calor registrado durante todo o dia na região dos distritos contribuíram para o surgimento de, pelo menos, três grandes focos de incêndio em Itaipava. 

Um dos helicópteros da Marinha que deveria ajudar no combate ficou retido em Magé devido ao mau tempo na Serra e deve chegar à cidade nesta manhã.

Ele se junta a outras cinco aeronaves que já atuam na contenção das chamas. Mais de 22 km² de Mata Atlântica já foram destruídas e inúmeros animais silvestres morreram ou estão com graves ferimentos. 

Durante a madrugada Três Equipes trabalharam na Estrada Philúvio Cerqueira (BR-495), que liga Petrópolis a Teresópolis, Calembe e no Vale das Videiras.

Ontem pela manhã os trabalhos na rodovia continuaram, assim como em Mangalarga, onde o fogo chegou perto das casas.

Equipes também se dirigiram para o Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Segundo o Corpo de Bombeiros, dois helicópteros lançaram 30 mil litros de água sobre as chamas.

Mas apesar do aparecimento de novos focos de incêndios, o Corpo de Bombeiros informou que a situação pode ser considerada como “controle relativo”. Conforme explicaram, o trabalho de combate foi intensificado em toda a cidade.

O Tenente Coronel, Vitor Leite da Silva, subcomandante do Comando de Bombeiros da Área (CBA Serrana), comemora ainda o aumento no número de ligações para o 193 – cerca de 20% em relação a dias comuns.

Até o fechamento desta edição, entretanto, o quartel ainda não havia disponibilizado os números de atendimentos realizados.

- As pessoas estão preocupadas – disse o subcomandante, acrescentando que a decisão desses moradores ajuda os bombeiros a chegarem mais rápido aos locais.

Ao todo, Quatro Focos que começaram nesta segunda-feira (13) foram extintos na manhã desta terça.

Outros Dez ainda estão sendo combatidos em pontos diferentes da cidade. Os distritos são os mais afetados pelos incêndios florestais que já Duram Sete Dias.

* Seis helicópteros vão ajudar nos combates

Caso o tempo ajude Seis Helicópteros, sendo dois do Corpo de Bombeiros, outros dois da Marinha de Guerra, um da Polícia Civil e outro da Polícia Militar vão voar sobre Petrópolis para ajudar no combate às chamas. 

As Aeronaves também transportarão equipes para locais de difícil acesso, como na Estrada Philúvio Cerqueira.

- Um helicóptero da Marinha já sobrevoou algumas áreas hoje (ontem). A equipe faz um reconhecimento para facilitar o trabalho das equipes – explicou o tenente coronel Vitor.

Até o momento 220 homens atuam na cidade, sendo 140 bombeiros (de sete quartéis do Estado do Rio), 35 brigadistas do Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso) e 35 guarda-parques da Reserva Biológica de Araras (RBA).

- Caso haja necessidade mais homens poderão ser convocados – garantiu o subcomandante.

* Possibilidade de chuva em  Petrópolis nesta quarta-feira

A Previsão do Tempo para Petrópolis hoje é de nebulosidade variável com possibilidade de chuva à tarde e à noite, de acordo com o Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE). A temperatura varia entre 20°C e 25°C.












Referências:
http://diariodepetropolis.com.br/integra.aspx?e=16994&c=00008


Nenhum comentário:

Postar um comentário