quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Como as Comunidades Devem Agir em Situações de Incêndios

               

Primeiro, Vamos Entender O Que é um Incêndio? Incêndio é uma ocorrência de fogo não controlado, que pode ser extremamente perigosa para os seres vivos e as estruturas.

A exposição a um incêndio pode produzir a morte, geralmente pela inalação dos gases, ou pelo desmaio causado por eles, ou posteriormente pelas queimaduras graves.

Segundo, Quais São as Formas de Propagação de um Incêndio? Os incêndios propagam-se de quatro formas:

  • Por Irradiação -  Onde acontece transporte de energia de forma omnidireccional através do ar suportada por infravermelhos e ondas electromagnéticas;
  • Por Convecção - Onde a energia é transportada pela movimentação do ar aquecido pela combustão;
  • Por Condução - Onde a energia é transportada através de um corpo bom condutor de calor;
  • Por projeção de partículas inflamadas - Que pode ocorrer na presença de explosões e fagulhas transportadas pelo vento.

Os Incêndios Florestais, podem ser feitos de forma controlada ou acidental, mas ainda assim causam um impacto ecológico e econômico a uma grande área.
Terceiro, O Que é o Fogo? e Como Ele é Constituído? O fogo é uma manifestação de combustão rápida com emissão de luz e calor.
O fogo é constituído por três entidades distintas, que compõem o chamado "Triângulo do Fogo". São eles:

O combustível é qualquer material que possa ser oxidado. Eles podem ser sólidos (papeis, madeira, algodão), líquidos (álcool, gasolina, éter, óleo combustível) ou gasosos (gás hidrogênio, acetileno, GLP (Gás Liquefeito de Petróleo);

O comburente é o gás oxigênio (O2), que entra em contato com o combustível e reage. Ele é indispensável para que a combustão ocorra e isso pode ser visto por meio de um experimento simples e bem conhecido:

- Se colocarmos um copo sobre uma vela acesa, a chama irá apagar com o tempo, pois todo o oxigênio foi consumido e a reação cessa; e

* O calor fornece a energia necessária para que a reação continue. Por exemplo:

- O capim é um combustível e ele está em contato com o oxigênio do ar, mas para que a sua queima ocorra é necessário uma ignição, ou energia de ativação, que é fornecida, por exemplo, por uma faísca, como quando alguém joga um cigarro aceso.

- Então, a combustão se inicia, liberando calor que fornece a energia mínima necessária para que a reação em cadeia continue. 

- Sem uma ou mais dessas entidades, não pode haver fogo.

Quarto, Quais São as Classes do Fogo?

Classe A - Denomina-se Fogo Classe A, quando ele ocorre em materiais de fácil combustão com a propriedade de queimarem em sua superfície e profundidade, e que deixam resíduos, como:

* Tecidos, Madeira, Papel, Fibras, etc.

Classe B - Denomina-se Fogo Classe B, quando o fogo ocorre em produtos inflamáveis que queimem somente em sua superfície, não deixando resíduos, como:

* Óleo, Graxas, Vernizes, Tintas, Gasolina, etc.

Classe C - Denomina-se Fogo Classe C quando, o fogo ocorre em equipamentos elétricos energizados como:

* Motores, Transformadores, Quadros de Distribuição, Fios, etc.

Classe D - Denomina-se Fogo Classe D, quando o fogo ocorre em elementos pirofóricos como:

* Magnésio, Zircônio, Titânio, Entre Outros.


Quinto, Quais São os Tipos de Extintores? Os principais tipos de extintores são os seguintes:

1) Extintor H2O: água na forma líquida (jato ou neblina);


2) Extintor à base de Espuma: espuma mecânica;


3) Extintor de Gases e vapores inertes: gás carbônico (CO2), Nitrogênio, Vapor d´água;


4) Extintor Pó químico: bicarbonato de sódio.

Sexto, Quais São os Tipos de Extintores a Serem Usados?

1-Eliminando o calor:

Um dos principais meios de combater um incêndio é por meio do resfriamento, diminuindo a temperatura. Esse método é ideal para incêndios de classe A, que ocorrem com combustíveis sólidos que queimam na superfície e na sua profundidade, deixando resíduos (cinzas).

Para eliminar o calor, utilizam-se extintores apropriados para cada tipo de incêndio.  Mas é necessário saber exatamente qual extintor usar para cada tipo de incêndio, pois, caso contrário, pode piorar a situação. Por exemplo, digamos que o fogo está ocorrendo em equipamentos elétricos que oferecem risco de choque (incêndio classe C), nesse caso, um extintor de água não seria indicado, mas sim um extintor de pó químico seco.

2-Eliminando o combustível:

Isso é feito por meio da retirada do material do local. Por exemplo, digamos que uma entrada de gás hidrogênio está aberta, podemos então fechá-la, retirando o combustível que está sendo queimado.

Esse método é indicado para incêndios de classe B e C, que são, respectivamente, incêndios com líquidos que queimam na superfície e deixam resíduos e incêndio com equipamentos elétricos, conforme já mencionado.

3- Eliminando o comburente:

Podemos impedir que o combustível entre em contato com o oxigênio por meio de um abafamento por uma cobertura.

Por exemplo, se o óleo de cozinha começou a pegar fogo, você jamais deve jogar água, pois, se fizer isso, ocorrerá um tipo de explosão e você irá se ferir.

Isso acontece porque o óleo é menos denso que a água. Assim, ao jogar água, ela tenderia a afundar, passando pelo óleo quente.

Visto que a temperatura está acima do ponto de ebulição da água, imediatamente ela passaria do estado líquido para o gasoso, formando bolhas de vapor que subiriam rapidamente através da gordura quente e saltariam de forma extremamente violenta para o ar. Essas bolhas levariam consigo gotículas de óleo que poderiam queimar a pele se caíssem sobre ela.

* O Modo correto seria não tocar na frigideira, desligar o fogo e colocar um pano úmido por cima da frigideira para impedir que o oxigênio alcance as chamas e, consequentemente, elas se apagarão.

Sexto,  Quais São as Perguntas mais frequentes? 

1) Em Caso De Incêndio Como devo Agir? 

* Se notar indícios de incêndios (fumaça, cheiro de queimado, estalidos, etc.), aproxime-se a uma distância segura para ver o que está queimando e a extensão do fogo;

* Dê o alarme pelo meio disponível aos responsáveis pela administração do prédio e/ou telefone ao Corpo de Bombeiro - Telefone 193 (Gratuito e não precisa ter Crédito no celular);

* Se não souber combater o fogo, ou não puder dominá-lo, saia do local, fechando todas as portas e janelas atrás de si, mas sem trancá-las, desligando a eletricidade e alertando os demais ocupantes do andar;

* Não perca tempo tentando salvar objetos, salve sua vida;

* Mantenha-se vestido, pois a roupa protege o corpo contra o calor e a desidratação;

* Procure alcançar o térreo usando a escada, sem correr, jamais use o elevador, pois a energia é normalmente cortada, e poderá ficar parado, sem contar que existe o risco dele abrir justamente no andar em chamas.

2) Caso fique Preso em Um Incêndio, O Que Devo Fazer?

* Se não puder sair, mantenha-se próximo de uma janela de preferência com vista para a rua e sinalize sua posição;

* Feche, mas não tranque a porta do cômodo onde estiver. Vede as frestas com um cobertor ou tapete para não deixar entrar fumaça;

* Em caso de fumaça mantenha-se junto ao chão e utilize um lenço ou toalha molhada sobre o nariz e boca (filtro), deixe-a escapar abrindo uma janela (ou quebrando o vidro, se ela for fixa);

* Atire pela janela o que puder queimar facilmente ( papéis, tapetes, cortinas,etc.), mas com cuidado para não machucar quem estiver na rua.

3) Se Minhas Roupas Estiverem Pegando Fogo, O Que  Devo Fazer?

* Se as roupas pegarem fogo, PARE, DEITE-SE NO CHÃO, E ROLE!

* Nunca corra se estiver com uma peça de roupa em chamas. Correr faz com que as chamas aumentem.  Pare e grite por ajuda. Depois, deite-se no chão. Cobra o rosto com as mãos. Depois role e esfregue-se para apagar as chamas. Finalmente, refresque as queimaduras com água fria.

4) Se o Incêndio Acontecer no Hospital, O Que  Devo Fazer?


  • Remover os doentes com calma e sem precipitações;
  • Se o hospital trabalha com materiais radioativos, na porta da sala onde estiverem guardados, haverá um desenho semelhante a este: Neste caso os Bombeiros deverão ser avisados;

  • Isolar o local do acidente;
  • Não usar água para combater as chamas, ou, se não houver extintor adequado, reduzir a aplicação d`água ao mínimo possível;
  • Não entrar nem sair do local, além do necessário ao combate inicial; e
  • Se for possível, procure anotar ou guardar na memória todas as pessoas que trabalharam no combate ao fogo, dentro da sala. Informe, depois, aos Bombeiros;

Sétimo, Algumas Dicas Simples para Evitar Um Incêndio?


1. Não acumule lixo nem guarde panos impregnados com gasolina, graxas, ceras, óleos vegetais etc,pois isso também pode causar um incêndio.

2. Acabando de fumar, apague completamente o cigarro.

3. Despeje as cinzas e pontas de cigarros na lixeira somente após certificar-se de que estão apagadas.

4. Não fume na cama, o sono não espera o cigarro apagar e isso pode provocar um incêndio.

5. Guarde substâncias inflamáveis sempre bem vedadas e em local seguro e ventilado.

6. Não atire pontas de cigarro pela janela do carro, ou mesmo no chão. Lembre-se que na época da seca o mato se queima com facilidade.

7. Muito cuidado com álcool, gasolina, removedores e aerosóis usados na limpeza da casa. Não permita também que fiquem ao alcance de crianças. As crianças têm fascínio por fogo. Não permita que elas brinquem com fósforos ou outros objetos que provoquem fogo.


Por hoje é só! Mas daremos continuidade nesse Assunto. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........













Referências:
http://www.cbm.al.gov.br/portal/index.php?option=com_content&view=article&id=132&Itemid=59
http://www.defesacivil.es.gov.br/conteudo/dicas/incendios/default.aspx
http://www.defesacivil.se.gov.br/modules/tinyd0/index.php?id=56
http://www.defesacivil.ba.gov.br/?page_id=229
http://www.brasilescola.com/quimica/como-combater-um-incendio.htm
http://www.brasilescola.com/quimica/classificacao-dos-extintores-incendio.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Inc%C3%AAndio
http://www.areaseg.com/fogo/


Nenhum comentário:

Postar um comentário