quinta-feira, 16 de outubro de 2014

Voluntários de Defesa Civil, Agentes de Saúde e Endemias e de UPCs Farão Curso de Primeiros Socorros

                    CERT Brasil

Quarenta Voluntários dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) e Agentes de saúde (ACS), de Endemias (ACE) e das Unidades de Proteção Comunitária (UPCs) Participarão, no Fim de Semana, de um Curso de Primeiros Socorros Preparado pelo Governo dos Estados Unidos. Os Participantes Receberão Certificados do Curso.
A Iniciativa é Uma Parceria entre a Secretaria de Proteção e Defesa Civil e a ONG Internacional Care, Com o Objetivo de Capacitar Esses Agentes Para o Primeiro Atendimento a Vítimas no Caso de Desastres Naturais.
O Curso de Preparação de Equipe Comunitária de Resposta ao Desastre Será Ministrado pelo Neozelandês Paul Cull, Pastor Missionário que Atua em Áreas de Risco.
Fundador da ONG Cert Brasil (Equipe Comunitária de Resposta à Emergência), Paul Cull é Um Instrutor Treinado pelo Governo Americano.
O Programa CERT, Sigla em Inglês para “Community Emergency Response Teams” (Equipes Comunitárias de Resposta à Emergência), Começou com o Corpo de Bombeiros da cidade de Los Angeles nos Estados Unidos nos anos de 1980.
O Objetivo Inicial das Equipes Foi Preparar as Comunidades para Sobreviver as Primeiras 72 horas Depois de Um Grande Desastre.
Hoje as Equipes CERT Existem em Cinquenta Estados Americanos e em Seis Outros Países.
Nos Estados Unidos as equipes CERT têm sido Formadas em Escolas, Colégios, Igrejas e Outros Grupos Comunitários.
O Treinamento da equipe Consiste de Um Curso de 20 horas, preparado pela FEMA, a Agência Federal de Gerenciamento de Emergências dos Estados Unidos, ligada ao Department of Homeland Security (Departamento de Segurança Interna). 
Será Realizado de sexta-feira a domingo (17, 18 e 19/10), na Escola São Judas Tadeu, na Rua Mosela, 1.445, na Mosela. As vagas já foram preenchidas. 
Este Curso tem Módulos que Ensinam Sobre:
* O Funcionamento da Equipe CERT, Combate aos Pequenos Focos de Incêndio, Busca e Salvamento, Triagem, Primeiros Socorros, Resposta às Ações Terroristas e Produtos Perigosos, entre outros assuntos.
Como Explicou o Secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, o Curso é Mais Um Passo da Prefeitura Para a Criação de Uma Grande Rede de Defesa Civil no Município, Envolvendo Poder Público, Comunidades, Escolas e ONGs.
Esse Foi Um dos Aprendizados Trazidos por Ele e pelo Prefeito Rubens Bomtempo da Viagem Feita ao Japão no Início do Ano, dentro da Parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).
“Estamos Trabalhando para que a População esteja Cada Vez Mais Envolvida Com a Cultura da Defesa Civil, Tanto na Prevenção Quanto na Resposta a Desastres. No Japão, Vimos Que as Crianças, desde cedo, Já Sabem o Que Fazer para Prevenir Uma Tragédia. Também o Que Fazer Quando Acontece Uma Tragédia. Cada Capacitação que Fazemos é Um Passo que Damos Nesse Sentido”, disse Simão.







Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2733-volunt%C3%A1rios-de-defesa-civil-e-agentes-de-sa%C3%BAde-de-endemias-e-de-upcs-far%C3%A3o-curso-de-primeiro-socorros.html
http://odia.ig.com.br/odiaestado/2014-10-15/voluntarios-ganham-curso-de-primeiros-socorros-em-petropolis.html
https://pt-br.facebook.com/certbrasil
http://www.certbrasil.org/
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc

Nenhum comentário:

Postar um comentário