quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Trinta e dois Órgãos Se Reúnem para Debater Resposta a Fortes Chuvas


Trinta e dois órgãos se reúnem para debater resposta a fortes chuvas
Representantes de 32 Órgãos se Reuniram para debater as Ações de Resposta a fortes chuvas em Petrópolis.
No encontro, promovido pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil na terça-feira (30/9), na Casa Visconde de Mauá, Cada Órgão apresentou os Recursos Humanos e Materiais que poderá dispor no caso de um desastre das chuvas no município, além de apontar o apoio que precisará de outras entidades.
A Reunião foi um preparatório para o Simulado do Plano de Contingência de Petrópolis, que terá data marcada na próxima semana. Na ocasião, os órgãos irão simular um desastre das chuvas na Estrada da Saudade, apontando o que farão em cada situação.
O secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, afirmou que a mobilização de 32 Órgãos foi uma vitória de Petrópolis, já que mostrou que diferentes entidades Municipais, Estaduais, Particulares e ONGs estão interessadas na busca por uma cidade mais segura no verão.
“Demos um Grande Passo ao colocarmos na mesma sala tantos órgãos envolvidos na resposta às chuvas em Petrópolis. Com isso, conseguiremos avançar na profissionalização dessa resposta, deixando claro o que caberá a cada entidade no caso de fortes chuvas.
Após essas Reuniões, tende a ser cada vez mais Rápida a Resposta do município às consequências das fortes chuvas, como deslizamentos, inundações e fechamento de vias”, disse.
Como explicou Simão, o simulado do Plano de Contingência de Petrópolis terá como objetivo identificar erros, para que sejam corrigidos. “Será a hora de errar. 
Nesse Simulado, veremos que Órgão poderia ter agido diferente, como teria sido melhor para a população, entre outros ajustes que deverão ser feitos.
Essas correções serão levadas para o Plano de Contingência, que foi apresentado pelo prefeito Rubens Bomtempo em dezembro e que será aprimorado a cada ano”, disse.
Representante do Comando de Bombeiros da Área Serrana (CBA II), a major Lia Povill afirmou que a iniciativa deixa o município mais seguro.
“Essas Reuniões entre os Órgãos são muito importantes, sem dúvida. Se houver integração, não corre o risco de dois Órgãos fazerem a mesma ação. Isso exclui também a questão da vaidade. Todos formamos um grupo de trabalho em prol da sociedade”, disse.
Representante da Polícia Militar, o 1º tenente Alexandre Rocha disse que a integração faz que o impacto de uma calamidade seja menor.
“Não tem como a Polícia Militar, a Defesa Civil e outros Órgãos atuarem de forma independente. Com um sem o outro, o serviço fica incompleto”, disse.
Participaram do Encontro de terça-feira: 
* Comdep; 
* Secretaria de Obras; 
* CPTrans; 
* Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Produção; 
* Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac);
* Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável;
* Secretaria de Ciência e Tecnologia;
* Secretaria de Administração e de Recursos Humanos;
* Procuradoria Geral do Município;
* Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento Econômico;
* Secretaria de Saúde;
* Fundação de Cultura e Turismo;
* Guarda Civil;
* Instituto de Previdência e Assistência Social dos Servidores Públicos do Município (Inpas);
* Secretaria de Educação; 
* CEG; 
* DTCEA-PCO (Cindacta 1);
* Empresa Gridlab (manutenção das sirenes);
* OI;
* Ampla;
* 32º Batalhão de Infantaria Motorizado (32º BITmz);
* Polícia Militar;
* Polícia Rodoviária Federal (PRF);
* Corpo de Bombeiros;
* Concer;
* Rede de Operações de Emergência de Radioamadores (Roer); 
* DGDec-Redec I; 
* Águas do Imperador;
* Cruz Vermelha;
* Comando de Bombeiros de Área Serra (CBA II); e 
* Serviço Geológico do Estado do Rio (DRM).







Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2692-trinta-e-dois-%C3%B3rg%C3%A3os-se-re%C3%BAnem-para-debater-resposta-a-fortes-chuvas.html
http://www.cbmerj.rj.gov.br/
http://www.dgdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.suop.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.esdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/


Nenhum comentário:

Postar um comentário