A Secretaria de Proteção e Defesa Civil Contará, já no Próximo Verão, Com o Seu Protocolo Operacional, Documento que Define a Responsabilidade de Cada Servidor nos Diferentes Estágios em Caso de Chuva:
* Vigilância, Atenção, Alerta e Alerta Máximo.
No Caso de Chuvas à Noite, de Madrugada, em Fins de Semana e Feriados, o Protocolo Operacional da Defesa Civil Será Utilizado para Que a Equipe que Estiver de Plantão Acione os demais:
* Servidores da Secretaria, os Agentes das Unidades de Proteção Comunitária (UPCs) e os Voluntários dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs).
O Acionamento Dependerá da Intensidade das Chuvas e da Função de Cada Funcionário da Secretaria.
O Secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, se Reuniu com Diretores e Assessores para Debater a Primeira Versão do Protocolo, que sofrerá modificações até chegar à versão que será executada no próximo verão. “É fundamental que o Protocolo Operacional da Defesa Civil seja exequível, rápido e prático. Com esse protocolo, a resposta do Município às fortes chuvas será mais ágil e mais profissional”, enfatizou o prefeito Rubens Bomtempo.
O Protocolo Operacional da Secretaria de Proteção e Defesa Civil se Somará ao Plano de Contingência de Petrópolis, Documento apresentado pelo prefeito Rubens Bomtempo em dezembro de 2013 que Define o Que Cabe a Cada Órgão em Um Desastre das chuvas.
Enquanto que o Protocolo é Específico para a Defesa Civil, o Plano de Contingência Envolve Todos os Órgãos Relacionados à Resposta às chuvas fortes. “Com o Protocolo Operacional da Defesa Civil Fica Definido Quem Liga Para Quem, Quem Deve Ser Acionado se entrarmos no Estágio de Atenção, Quem Deve Ser Acionado no Estágio de Alerta.
É Um Protocolo que Envolve Todos os Setores da Defesa Civil, Como:
* O de Motoristas, o de Agentes que fazem o primeiro atendimento, o dos Técnicos, o dos Responsáveis pela Coordenação das Ações. Além de Definir Quem é o Responsável por Cada Ação, o Documento Também Lista os Nomes e Telefones dos Suplentes, Caso os Titulares Não Estejam, por Algum Motivo, disponíveis para o trabalho”, disse o Rafael Simão.
A Primeira Reunião Sobre o Protocolo Contou Com a Participação do Secretário de Ciência e Tecnologia, Airton Coelho, que Tem Experiência na Elaboração de Documentos Semelhantes em Outros Órgãos.
Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2740-defesa-civil-elabora-protocolo-para-acionamento-de-servidores-em-caso-de-chuvas-fortes.html
https://www.facebook.com/defesacivilpetropolis
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/
Nenhum comentário:
Postar um comentário