sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Defesa Civil de Petrópolis Já Conta com Rádios para Comunicação com Órgãos Estaduais

               
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil já conta, hoje, com seis rádios do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) para a comunicação com órgãos estaduais e com as Defesas Civis dos municípios da Região Serrana. 
Com os Equipamentos, a Defesa Civil poderá se comunicar com rapidez, mesmo se não houver sinais de telefone, de celular e de internet com outras instituições.
Essa é mais uma ação da Prefeitura, em parceria com outros órgãos, para deixar Petrópolis mais segura no verão e garantir respostas mais rápidas do município às fortes chuvas.
Os Seis Rádios – um móvel, um fixo e quatro portáteis – estão sendo testados diariamente pela Defesa Civil. Eles utilizam o sinal da repetidora instalada no Morin por empresa contratada pelo Inea. 
A Secretaria de Proteção e Defesa Civil havia indicado o ponto mais adequado e buscado junto à provedora da internet proprietária da antena a cessão do espaço para a instalação da repetidora.
Em caso de chuvas fortes, os equipamentos poderão ser utilizados para a Defesa Civil solicitar apoio ou recursos.
“A Defesa Civil vem buscando se integrar ao máximo com outros órgãos municipais, estaduais e federais, além de ONGs, escolas e as comunidades. 
Nosso objetivo é fortalecer cada vez mais essa grande rede de Defesa Civil que estamos criando para avançarmos na prevenção de desastres das chuvas e também nas respostas às chuvas fortes.
Esses rádios contribuem para que, no caso de chuvas fortes, possamos devolver a normalidade ao município o mais rapidamente possível”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão.
É determinação do prefeito Rubens Bomtempo a rápida resposta do município às fortes chuvas, com o imediato atendimento da Defesa Civil às ocorrências e o acionamento de outros órgãos, como prevê o Plano de Contingência de Petrópolis. Esses rádios são mais um passo nesse sentido.
“Quando chove muito forte, é comum caírem os sinais de telefone, de celular e de internet. Então ficamos às escuras. 
A comunicação via rádio é mais confiável, mais segura. Já fazemos assim internamente, utilizando os rádios da Prefeitura para falarmos da sede da Defesa Civil com os nossos agentes que estão em campo atendendo as ocorrências. 
Agora temos também essa opção para nos comunicarmos com órgãos estaduais, como o Corpo de Bombeiros, o Serviço de Operações em Emergência Ambientais (Sopea/Inea), o Centro de Informação e Emergências Ambientais (Ciem) e as Defesa Civis de municípios vizinhos”, disse o diretor operacional da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Ramon Camilo.







Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2766-defesa-civil-j%C3%A1-conta-com-r%C3%A1dios-para-comunica%C3%A7%C3%A3o-com-%C3%B3rg%C3%A3os-estaduais.html
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/
https://www.facebook.com/defesacivilpetropolis
http://diariodepetropolis.com.br/integra.aspx?e=17003&c=00021

Nenhum comentário:

Postar um comentário