domingo, 12 de outubro de 2014

INEA Se Compromete a Dar Início ao Programa Morar Seguro

               

O Instituto Estadual do Ambiente (Inea), em Reunião com Representantes da Prefeitura, se comprometeu a dar início ao programa Morar Seguro, que irá Reassentar mil famílias que vivem em Áreas de Risco em Petrópolis.
A primeira Comunidade contemplada será a Otto Reymarus, no Lagoinha, onde cerca de 270 famílias serão beneficiadas.
Os Moradores Atendidos pelo Programa terão Três Opções para nova moradia, Entre Elas:
* Compra Assistida, Indenização ou Minha Casa, Minha Vida.
Em função das trocas de secretários de Estado de Ambiente e dos presidentes do Inea nos últimos meses, o programa ficou paralisado desde abril.
Para garantir que Petrópolis seja beneficiada por esse projeto, o Prefeito Rubens Bomtempo formalizou em julho pedido ao governador Luiz Fernando Pezão para que o Município assumisse a Responsabilidade pelo Programa, mas não houve resposta.
O Objetivo do Prefeito é garantir que o Programa seja colocado em prática, por ser uma grande oportunidade para Petrópolis na Prevenção de Desastres Naturais.
O Programa é uma Parceria Entre os Governos, Federal e Estadual.
Petrópolis está sendo beneficiada com o projeto piloto do programa. 
Petrópolis foi escolhida para ser a primeira a receber o programa por causa do histórico de vítimas nas chuvas dos últimos anos. Os R$ 75 milhões destinados a Petrópolis são do Ministério das Cidades. Cabe ao Inea a execução do programa. Já ao município coube apontar as áreas que serão beneficiadas.
Em Reunião com secretários de governo da Prefeitura e técnicos da Caixa Econômica Federal, na sede da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, os técnicos do Inea explicaram que a primeira etapa do programa, referente à região da Otto Reymarus, foi subdividida em duas áreas:
* A que tem acesso pelo Lagoinha e a que tem acesso pelo Lopes Trovão.
Na primeira, o Inea já concluiu o cadastramento dos moradores.
A expectativa é que ainda neste ano o instituto conclua a negociação com essas famílias sobre a opção que vão escolher para reassentamento. 
Para a segunda área, o Inea já contratou empresa para cadastrar as famílias.







Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2724-inea-se-compromete-a-dar-in%C3%ADcio-ao-programa-morar-seguro.html
http://diariodepetropolis.com.br/integra.aspx?e=16991&c=00007
http://inea.infoper.net/
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário