domingo, 12 de outubro de 2014

Cuidados que Devemos Ter Com Nossa Saúde na Primavera

         

Primeiro, Vamos Entender as Estações do AnoAs Estações do ano acontecem por causa da Inclinação do Eixo da Terra em Relação ao Sol.

O Movimento do Nosso Planeta em Torno do Sol, Dura um Ano. A esse movimento dá-se o nome de Movimento de Translação e a sua principal consequência é a mudança das estações do ano.

Estação do ano é Uma das Quatro Subdivisões do Ano Baseadas em Padrões Climáticos. São Elas: a Primavera, o Verão, o Outono e o Inverno.

  • O Período Quente (em latim: "ver"): era dividido em três fases: o Prima Vera (literalmente "primeiro verão"), de temperatura e umidades moderadas, o Tempus Veranus (literalmente "tempo da frutificação"), de temperatura e umidade elevadas, e o Æstivum (em português traduzido como "estio"), de temperatura elevada e baixa umidade.
  • O Período Frio (em latim: "hiems") era dividido em apenas duas fases: o Tempus Autumnus (literalmente "tempo do ocaso"), em que as temperaturas entram em declínio gradual, e o Tempus Hibernus, a época mais fria do ano, marcada pela neve e ausência de fertilidade.

Posteriormente, para ajustar as estações à posição exata dos equinócios e solstícios, correlacionando-as com a influência do movimento de translação associado à inclinação do eixo da Terra, convencionou-se, no ocidente, dividir o ano em somente quatro estações. 



Em algumas culturas, ainda se divide o ano em cinco estações, como a China. Outros Países como a Índia dividem o ano em apenas três estações: uma estação quente, uma estação fria e uma estação chuvosa.

Segundo, Vamos Conhecer as Estações do Ano


Primavera é a estação do ano que se segue ao Inverno e precede o Verão. É tipicamente associada ao reflorescimento da flora e da fauna terrestres (É a estação das flores).

A Primavera do hemisfério norte é chamada de "Primavera boreal", e a do hemisfério sul é chamada de "Primavera austral".

A "Primavera boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 21 de Março e termina a 21 de Junho. 

A "Primavera austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro.

 Do ponto de vista da Astronomia, a primavera do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro. 

No caso do hemisfério norte inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho.

Como se constata, no dia do equinócio o dia e a noite têm a mesma duração. A cada dia que passa, o dia aumenta e a noite vai encurtando um pouco, aumentando, assim, a insolação do hemisfério respectivo.
 
Verão é uma das quatro estações do ano. Neste período, as temperaturas permanecem elevadas e os dias são longos. Geralmente, o Verão é também o período do ano reservado às férias.

O Verão do hemisfério norte é chamado de "Verão boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Verão austral".

O "Verão boreal" tem início com o solstício de Verão do Hemisfério Norte, que acontece cerca de 21 de Junho, e finda com o equinócio de Outono nesse mesmo hemisfério, por volta de 23 de Setembro.

O "Verão austral" tem início com o solstício de Verão do Hemisfério Sul, que acontece cerca de 21 de Dezembro, e finda com o equinócio de Outono, por volta de 21 de Março nesse mesmo hemisfério.

No Verão, os dias são grandes, e as noites pequenas. Nos dias do Solstício, acontecem os maiores dias do ano, e as noites mais pequenas.

Outono é a estação do ano que sucede ao Verão e antecede o Inverno. É caracterizado por um abaixamento das temperaturas médias , (exceto nas regiões próximas ao equador) e pelo amarelecer e pela queda das folhas das árvores, que indica a mudança entre o Verão e o Inverno.

 O Outono do hemisfério norte é chamado de "Outono boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "Outono austral".

O "Outono boreal" tem início, no Hemisfério Norte, a 23 de Setembro e termina a 21 de Dezembro. O "Outono austral" tem início, no Hemisfério Sul, a 21 de Março e termina a 21 de Junho.

 Do ponto de vista da Astronomia, o Outono, no hemisfério norte inicia-se no equinócio de Setembro e termina no solstício de Dezembro. No caso do hemisfério sul inicia-se no equinócio de Março e termina no solstício de Junho.

O Inverno é uma das quatro estações do ano nas zonas temperadas (É a estação do frio e da neve).

Acontece porque os raios solares incidem de uma forma quase perpendicular no hemisfério onde acontece o verão e consequentemente, tem uma incidência tangencial no hemisfério oposto.

Quanto Maior a Inclinação dos Raios Solares, Menores Serão as Temperaturas Médias à Superfície da Terra.

O inverno do hemisfério norte é chamado de "inverno boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "inverno austral".

O "inverno boreal" tem início com o solstício de inverno no hemisfério norte, que ocorre por volta de 21 de dezembro, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 21 de março nesse mesmo hemisfério.

O "inverno austral" tem início com o solstício de inverno no hemisfério sul, que ocorre por volta de 21 de junho, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 23 de Setembro nesse mesmo hemisfério.

Terceiro, Por que a Primavera Aumenta as Alergias?  Saiba que na Primavera, a Alergia que Atinge 30% dos Brasileiros, Pode Judiar ainda mais de quem tem o problema.
O Médico Otorrinolaringologista, Marcelo Alfredo, explica que dependendo da Região onde a pessoa vive, isso é comum.
No Sul do País, por exemplo, Acontece o Aumento das Crises por Causa da Maior Liberação e Pólen das Flores.
Já no Sudeste, quem Tem o Problema Sofre Durante Todo o Ano com a Poluição, Temperatura e Umidade."
Dr. Marcelo explica que o Problema se Manifesta em Pessoas de 3 a 85 anos. "Na verdade a Rinite é Uma Doença de Transmissão Genética, alguém da sua família, não necessário seu pai ou sua mãe tem, e você pode ter ou não."
A Rinite Alérgica não tem cura, mas pode ser controlada com acompanhamento médico. Quem sofre com o problema deve tomar cuidados, fazer o acompanhamento sempre e não se medicar durante a crise sem ter recomendação médica. "Normalmente, a pessoa convive com a alergia a vida toda, então sabe o que está causando a crise.
Por isso, o melhor a fazer é se afastar da causa e não usar medicamentos sem indicação do seu médico, esses remédios se usados de forma errada e com frequência podem até causar dependência.", explica o médico.
Quarto, Quais São os Sintomas mais Comuns da Rinite Alérgica? Os Sintomas Mais Comuns da Rinite Alérgica São:
* Obstrução Nasal, Olfato Ruim, Dores de Cabeça, Coceira no Nariz, Garganta, Céu da Boca e Olhos, Além de Espirros em Sucessão e Coriza. 
Se não for tratada corretamente, a Rinite Alérgica pode causar:
* Otites, Sinusites, Faringites, Amigdalites e Roncos, Além de Desalinhamento dos Dentes.
Muitas vezes pode vir acompanhada da Asma, que é Causada pela Exposição a Fatores Alérgicos, Causando Inflamações na Mucosa Respiratória.
Para reduzir os sintomas, Dr. Marcelo recomenda que o paciente evite locais fechados, não fume, evite cheiros fortes, fique longe de mofo e dos agentes que desencadeiam a crise. 
Outra dica é cuidar muito bem do quarto do alérgico, local onde as pessoas normalmente passam bastante tempo e pode ter grande contaminação por ácaros. 
O ideal é que o colchão e travesseiro sejam forrados, os edredons e bichos de pelúcia devem ser lavados a cada 10 dias, as roupas de lã devem ficar em sacos plásticos fechados e animais de estimação jamais devem entrar nos quartos.
Quinto, Como Minimizar os Danos Causados pelos Sintomas a Alergia ao Pólen? Como não existe tratamento para a alergia e também não é possível evitá-la, já que a origem é genética, a única forma de amenizar o desconforto é prevenindo as crises alérgicas.
 Para isso, Alguns Cuidados São Importantes:
- Utilize ar-condicionado com filtro;
- Fique o maior tempo possível dentro de casa ou no local de trabalho durante os dias quentes, secos e ventosos;
- Use óculos de sol, pois eles ajudam a diminuir o contato do pólen com os olhos;
Mantenha sempre as mãos limpas, evitando contato com os olhos;
- Tome banho à noite e lave os cabelos para evitar que os resíduos do dia se acumulem no travesseiro ou na cama;
Hidratar a pele com produtos adequados;
- Não coloque roupas que foram usadas em cima da cama. Procure deixar calçados e roupas distantes do quarto;
- Use pano úmido para limpeza da casa, e não vassouras e espanadores;
Use sabão neutro para lavar roupas e lençóis;
Tire os tapetes e carpetes da sua casa;
- Deixe o sol entrar em casa para eliminar os ácaros;
- Mantenha os ambientes arejados;
- Guarde brinquedos de pelúcia encapados e lave-os frequentemente; e
- Encape travesseiros e colchões com capas impermeáveis.
Por hoje é só!  Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........













Referências:
http://www.brasilescola.com/geografia/primavera.htm
http://www.explicatorium.com/CFQ7-Esta%E7oes-do-ano.php
http://pt.wikipedia.org/wiki/Primavera
http://www.tratandoalergia.com.br/2006/conteudo_fiquepordentro.asp?i=257
http://maisequilibrio.com.br/saude/rinite-alergica-5-1-4-209.html
http://www.atmosferafeminina.com.br/Saude/Saude_para_todos/Alergia__rinite_e_sinusite/Alergias_da_primavera__como_amenizar_
http://vivomaissaudavel.com.br/saude/primeiros-socorros/alergia-ao-polen-pode-provocar-crises-de-asma-e-de-rinite/
http://www.hagah.com.br/especial/rs/qualidade-de-vida-rs/19,0,3038493,Previna-se-chegada-da-primavera-costuma-provocar-rinite-alergica.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário