sábado, 11 de outubro de 2014

Agentes Comunitários Escolares Recebem kits para Atuar na Prevenção de Desastres Naturais


Agentes Comunitários Escolares recebem kits para atuar na prevenção de desastres de chuvas
Os 295 estudantes da rede municipal capacitados para atuar na prevenção de desastres das chuvas como agentes comunitários escolares receberam, nesta terça-feira (7/10), kits com mochila, capa de chuva, lanterna e apito.
Esses agentes foram capacitados em 2013, em uma parceria entre Secretaria de Educação, Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Secretaria de Estado de Defesa Civil e ONG internacional Care, aprendendo noções básicas de Defesa Civil e de primeiros socorros.
O material, do estado, deixará esses estudantes mais equipados para atuar na prevenção de desastres das chuvas.
Na cerimônia de entrega dos kits, no Theatro Dom Pedro, com a presença de diretoras das dez escolas participantes desta primeira fase do projeto, o prefeito Rubens Bomtempo destacou a importância desses estudantes para que Petrópolis fique mais segura em relação às chuvas.
“A nossa casa não termina no nosso portão. A nossa casa é também a nossa rua, o nosso bairro, a nossa cidade. Esse curso evidencia a necessidade de um desenvolvimento comunitário da ideia de solidariedade. A Defesa Civil é uma questão de solidariedade com aquele que mais precisa. A saída é a prevenção, para evitarmos qualquer tipo de problema que possa colocar em risco a vida das pessoas. Vocês já têm consciência do papel de cada um de vocês para que Petrópolis possa ficar mais segura. Que nós possamos utilizar todos os recursos que tivermos para salvar vidas”, disse o prefeito Rubens Bomtempo.
Neste primeiro momento do projeto, foram capacitados alunos de dez escolas municipais próximas às Unidades de Proteção Comunitária (UPCs), São Elas:
* Dr. Rubens de Castro Bomtempo (Vila Felipe), Prefeito Jamil Sabrá (Rua Coronel Veiga), Governador Marcello Alencar (Quitandinha), Odette Fonseca (Duques), Stefan Zweig (Quitandinha), Vereador José Fernandes da Silva (Alto da Serra), Paroquial Bom Jesus (Dr. Thouzet), Clemente Fernandes (24 de Maio), Ana Mohammad (Castelânea) e João Paulo II (São Sebastião).
Também participaram da cerimônia o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, a secretária de Educação, Mônica Freitas, e o subdiretor da Escola de Defesa Civil do Estado do Rio, Márcio Romano.
“Temos uma cidade muito bonita, mas temos algumas fragilidades. Todo verão chove muito forte. Não temos como impedir que chova forte, mas temos como deixar a cidade mais resiliente. Só vamos conseguir com a ajuda de vocês. Nós, juntos, vamos mudar a história de Petrópolis, deixar a cidade mais segura”, disse Rafael Simão.
A capacitação dos agentes comunitários escolares foi em agosto de 2013. Durante uma semana, os estudantes aprenderam noções básicas de prevenção de desastres das chuvas. 
A proposta é que eles se tornem multiplicadores desse conhecimento, junto a amigos de escola, família e vizinhos.
O estudante Patrick Pereira, de 15 anos, do 9º ano da Escola Ana Mohammad e morador do Sargento Boening, acredita que, com o kit, poderá ajudar mais pessoas. “Com a lanterna, poderemos sair no escuro e ajudar as pessoas a saírem de casa. No curso, aprendemos que temos que sair com calma”, disse.
O estudante João Paulo de França, de 16 anos, do 9º ano da Escola Odette Fonseca, morador do Duques, afirmou que o kit será útil para por em prática o que aprendeu no curso. “Aprendemos o que fazer, nas chuvas, para ajudar as pessoas, os primeiros socorros, o que fazer quando se perder”, disse.







Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2709-agentes-comunit%C3%A1rios-escolares-recebem-kits-para-atuar-na-preven%C3%A7%C3%A3o-de-desastres-de-chuvas.html
https://www.facebook.com/defesacivilpetropolis
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário