quarta-feira, 1 de outubro de 2014

Como as Comunidades Devem Agir em Situações de Deslizamentos

                        tunelreboucasrepw292.jpg

Primeiro, Vamos Entender O Que é Um Deslizamento? O Deslizamento  é um Fenômeno provocado pelo Escorregamento de Materiais Sólidos, Como:

* Solos, Rochas, Vegetação e/ou Material de Construção ao Longo de Terrenos Inclinados, Denominados de “Encostas”, “Pendentes” ou “Escarpas”.

Os Deslizamentos em Encostas e Morros Urbanos vêm ocorrendo com uma freqüência alarmante nestes últimos anos, devido ao Crescimento Desordenado das Cidades, com a Ocupação de Novas Áreas de Risco, Principalmente pela População Mais Carente.

Segundo, Quais São os Três Fatores que Influenciam na Ocorrência dos Deslizamentos?

1) Tipo de solo - Sua Constituição, Granulometria e Nível de Coesão;



2) Declividade da Encosta - Cujo Grau Define o Ângulo de Repouso, em Função do Peso das Camadas, da Granulometria e Nível de Coesão;


3) Água de Embebição - Que Contribui para Aumentar o Peso Específico das Camadas; Reduzir o Nível de Coesão e o Atrito, Responsáveis Pela Consistência do Solo, e Lubrificar as Superfícies de Deslizamento.


A Época de Ocorrência dos Deslizamentos Coincide Com o Período das Chuvas, Intensas e Prolongadas, visto que as Águas Escoadas e Infiltradas Vão Desestabilizar as Encostas.



Nos Morros, os Terrenos São Sempre Inclinados e, quando a Água Entra na Terra, pode Acontecer Um Deslizamento e Destruir as Casas que Estão embaixo.

Os Escorregamentos em Áreas de Encostas Ocupadas Costumam Ocorrer em Taludes de Corte, Aterros e Taludes Naturais Agravados pela Ocupação e Ação Humana.

 A Distribuição Geográfica de Escorregamentos no Brasil vem Afetando Mais os Estados de Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Bahia, Sergipe, Alagoas e Pernambuco.

Terceiro, Quais São os Danos causados?

Os Deslizamentos São Responsáveis por Inúmeras Vítimas Fatais e Grandes Prejuízos Materiais.

                   
Quarto, Quais São as Perguntas mais frequentes?

1)  O que dizer a promessas para recebimento de lotes em morros ?

>> Não se deixe enganar por promessas fáceis e ilusórias para obter um lote ou uma casa em morros ou áreas de risco. Os riscos de desastres são muito altos.

>> Não desmate morro e encostas para assentamento de casas e outras construções.

2) O que devo Fazer ao Verificar os riscos de deslizamento de um morro ou encosta ?

>> Avise aos seus vizinhos sobre o perigo, no caso de casas construídas em áreas de risco de deslizamento. Avise, também, imediatamente ao Corpo de Bombeiros e à Defesa Civil.

>> Convença as pessoas que moram nas áreas de risco a saírem de casa durante as chuvas;

>> Você pode fazer junto com a sua comunidade um plano de evacuação.

3) O que é um Plano de Evacuação ?

>> Se você está morando numa área de risco, tenha com sua vizinhança um plano de evacuação com um sistema de alarme.

>> É um plano que permite salvar a sua vida e de seus vizinhos.

>> Caso a localidade onde você mora ainda não tem esse plano, converse com o Prefeito e o Coordenador de Defesa Civil.

4) Quais São os Sinais que indicam que pode ocorrer um deslizamento ?

 
>> Se você observar o aparecimento de fendas, depressões no terreno, rachaduras nas paredes das casas, inclinação de tronco de árvores, de postes e o surgimento de minas d’água, avise imediatamente a Defesa Civil;

5) O que posso fazer para evitar um deslizamento?

>> Não destrua a vegetação das encostas;

>> Você pode consertar vazamentos o mais rápido possível e não deixar a água escorrendo pelo chão. O ideal é construir canaletas.

>> Junte o lixo em depósitos para o dia da coleta e não deixá-lo entulhado no morro.

>> Não amontoe sujeira e lixo em lugares inclinados porque eles entopem a saída de água e desestabilizam os terrenos provocando deslizamentos.

>> Não jogue lixo em vias públicas ou barreiras, pois ele aumenta o peso e o perigo de deslizamento. Jogue o lixo e entulho em latas ou cestos apropriados.

>> Não dificulte o caminho das águas de chuva, com lixo por exemplo.

>> As barreiras em morros devem ser protegidas por drenagem de calhas e canaletas para escoamento da água da chuva;

>> Não faça cortes nos terrenos de encostas sem licença da Prefeitura, para evitar o agravamento da declividade.

>> Solicite a Defesa Civil, em caso de morros e encostas, a colocação de lonas plásticas nas barreiras.

>> As barreiras devem ser protegidas com vegetação que tenham raízes compridas, gramas e capins que sustentam mais a terra.

>> Em morros e encostas, não plante bananeiras e outras plantas de raízes curtas, porque as raízes dessas árvores não fixam o solo e aumentam os riscos de deslizamentos;

>> Pode-se Plantar para que a Terra não seja Carregada pela Água da Chuva.

* Perto das casas: Pequenas fruteiras, plantas medicinais e de jardim, tais como: goiaba, pitanga, carambola, laranja, limão, pinha, acerola, urucum, jasmim, rosa, pata-de-vaca, hortelã, cidreira, boldo e capim santo.

* Nas encostas: Capim braquiária, capim gordura, capim-de-burro, capim sândalo, capim gengibre, grama germuda, capim chorão, grama pé-de-galinha, grama forquilha e grama batatais. A vegetação irá proteger as encostas.

>> Em morros e encostas não plante mamão, fruta-pão, jambo, coco, banana, jaca e árvores grandes, pois acumulam água no solo e provocam quedas de barreiras.

6) O que fazer quando ocorrer um deslizamento?

>> Se você observar um princípio de deslizamento, avise imediatamente a Defesa Civil do seu Município e o Corpo de Bombeiros, bem como o máximo de pessoas que residem na área do deslizamento;

>> Afaste-se e colabore para que curiosos mantenham-se afastados do local do deslizamento, pois poderá haver novos deslizamentos;


7) Posso ajudar os bombeiros ?
           
>> Somente se solicitado, caso contrário, vários equipamentos e pessoas especializadas em salvamento precisarão do local desimpedido;

>> Não se arrisque sem necessidade, não entre no local do deslizamento, somente pessoas especializadas em salvamento podem entrar;

>> Não permita que crianças e parentes entrem no local do deslizamento;

>> Não conteste as orientações do Corpo de Bombeiros.

Por hoje é só! Mas daremos continuidade nesse Assunto. Fiquem a Vontade para Curtir, Compartilhar, Twittar, Fazer Comentários ou Dar Sugestões. Vejo Vocês em Breve. Até........












Referências:
http://www.mi.gov.br/
http://redec-iv.defesacivil.rj.gov.br/modules.php?name=Content&pa=showpage&pid=125
http://www.defesacivil.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=17
http://defesacivil.to.gov.br/deslizamento/
http://www.defesacivil.es.gov.br/conteudo/dicas/deslizamentos/default.aspx
http://www.cbmerj.rj.gov.br/
http://www.dgdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.suop.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.esdec.defesacivil.rj.gov.br/