terça-feira, 7 de outubro de 2014

Agentes de Saúde de Petrópolis Passam por Nova Capacitação Para Atuar nas Ações de Defesa Civil


Agentes de Saúde passam por nova capacitação para atuar nas ações da Defesa Civil
Cerca de 110 agentes de saúde e de endemias participaram, nesta segunda-feira (6/10), da primeira das oito aulas do Curso para Agentes Locais em Desastres Naturais.
A Iniciativa é Uma Parceria entre Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Secretaria de Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Defesa Civil do Município do Rio.
O Objetivo do Curso é Capacitar cada vez mais os agentes de saúde e de endemias do Município, que hoje já Participam das Ações de Prevenção de Desastres das Chuvas na Comunidade, para que ajudem a Defesa Civil a deixar Petrópolis Mais Segura no verão.
Durante oito segundas-feiras, os participantes assistirão a palestras sobre os temas:
* “Interface Defesa Civil e Saúde”, “Vulnerabilidade social e ambiental”, “Consequências ambientais”, “Consequências – Saúde”, “Educação”, “Respostas” e “Consequências – Infraestrutura”.
O Curso está sendo realizado na Pousada do Golfe, em Nogueira, das 9h às 17h.
Agentes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu Petrópolis) também assistiram às palestras.
Nesta segunda-feira, a palestra foi ministrada pelo assessor de prevenção e de preparação da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Ricardo Corrêa. Ele deu dicas simples de prevenção de desastres das chuvas, falou sobre deslizamentos e inundações, contou sobre sua experiência de Defesa Civil e indicou as práticas comuns de moradores que geram riscos para a população no verão, como:
* Jogar lixo nos rios e construir sem a orientação de um técnico responsável.
A Agente de Saúde Ester Ferreira, do Posto de Saúde da Família (PSF) do Amazonas, afirmou que, com o curso, se sente mais preparada para difundir a cultura da Defesa Civil na comunidade.
“Esta Palestra mostra o quanto é importante atuarmos de forma preventiva. Temos que conseguir conscientizar a comunidade quanto à prevenção de desastres das chuvas antes que algo aconteça”, disse Ester, que participa com outros agentes, toda segunda-feira, de uma caminhada com cerca de 40 moradores pela manhã. “Depois da caminhada, sempre conversamos sobre prevenção de desastres das chuvas.
Explicamos como colocar calhas no telhado, lembramos a importância de não fazer construções irregulares, descartar corretamente o lixo, entre outras medidas”, disse Ester.
“Acho importante saber como agir, entender o que fazer após um desastre, e o que fazer para a prevenção.
A Experiência que o Ricardo nos passou sobre deslizamentos nos deixa mais preparados para ajudar a comunidade”, disse a agente de saúde Laudelice Matias, do PSF Vale do Carangola.
Entre junho e julho de 2013, outra turma de agentes de saúde e de endemias havia participado deste curso.
Em fevereiro, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil Ministrou uma Palestra, na Fase, de Capacitação Sobre Noções Básicas de Prevenção de Desastres Naturais.
Nesta mesma época o prefeito Rubens Bomtempo garantiu um abono de R$ 200 para esses Agentes que Participam das Ações de Defesa Civil.







Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2706-agentes-de-sa%C3%BAde-passam-por-nova-capacita%C3%A7%C3%A3o-para-atuar-nas-a%C3%A7%C3%B5es-da-defesa-civil.html
http://diariodepetropolis.com.br/Destaque.aspx?c=00003
http://www.e-tribuna.com.br/
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário