sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Agentes da Defesa Civil e das UPCs de Petrópolis Participam de Curso Sobre Percepção de Risco

Agentes da Defesa Civil e das UPCs participam de curso sobre percepção de risco
Mais de 40 agentes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil e das Unidades de Proteção Comunitária (UPCs) participaram, nesta quinta-feira (30/10), de um curso de capacitação sobre riscos geológicos e estruturais.
A Iniciativa, da Defesa Civil, deixa os agentes cada vez mais preparados para o atendimento às ocorrências e orientação dos moradores das comunidades.
Com uma maior percepção de risco, esses participantes do Curso de Percepção de Risco poderão atuar de forma mais segura, avaliando melhor onde podem ou não podem ir.
Os Palestrantes do curso foram os engenheiros e os geólogos da Secretaria de Proteção e Defesa Civil.
O Curso foi Realizado das 9h às 16h.
A Determinação do prefeito Rubens Bomtempo é que a Defesa Civil realize cursos de capacitação constantemente, tanto para os servidores da secretaria, quanto para quem também atua na prevenção e na resposta a desastres das chuvas, como voluntários dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) e agentes de saúde, de endemias e das UPCs.
“A cada curso de capacitação Petrópolis dá um passo à frente na prevenção de desastres das chuvas. Vamos continuar dando esses passos para que os nossos agentes e os de outros órgãos sejam cada vez mais capazes de ajudar o município em relação às chuvas sem se colocar em risco”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão.
Durante o curso, os palestrantes deram dicas de prevenção, para que os agentes reproduzam essas noções nas comunidades. Entre elas:
* A de Não plantar bananeiras nas encostas, já que é uma árvore com raízes pequenas, o que facilita o deslizamento. 
Eles também falaram sobre o perigo do destino incorreto da águas das chuvas para o próprio terreno ou para o de vizinhos, uma prática comum em Petrópolis que também aumenta as chances de deslizamentos, porque deixa a encosta mais instável.
“Além de aumentar a sua percepção de risco, o que deixa esses agentes mais seguros, o curso é importante para facilitar a comunicação entre os agentes.
Eles aprenderam a diferença entre termos técnicos, como fissuras, trincas e rachaduras, e também entre inundação, alagamento, enxurrada e enchente.
Com isso, quando um agente for informar a um técnico da Defesa Civil detalhes da ocorrência, ele passará dados com mais precisão”, disse o diretor técnico da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, engenheiro Ricardo Branco.
Agente da UPC da 24 de Maio, Mário Luiz de Souza afirmou que, com o curso, se sente mais preparado para atuar na comunidade. “Achei muito importante. Os agentes das UPCs precisavam dessas noções básicas sobre estruturas, desses conceitos técnicos. Será bom para a nossa segurança, para a autoproteção”, disse Mário.






Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2793-agentes-da-defesa-civil-e-das-upcs-participam-de-curso-sobre-percep%C3%A7%C3%A3o-de-risco.html
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/
https://www.facebook.com/defesacivilpetropolis