quinta-feira, 6 de novembro de 2014

2ª CNPDC - Delegados Priorizam Debate Sobre Gestão Integrada e Gestão do Conhecimento

            

Temas dos eixos 1 e 3 representaram mais da metade das escolhas temáticas dos participantes.
Brasília-DF, 05/11/2014 - O debate intenso e o esforço constante para priorizar propostas marcaram o segundo dia da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (CNPDC), em Brasília.

Nesta quarta-feira (5/11), os delegados e convidados discutiram as 425 sugestões de princípios e diretrizes - 40 serão escolhidas. 

Até o final da tarde, eles tentavam reduzir esse número para 300 propostas.


Os mais de 1,4 mil delegados estão organizados em 20 grupos de trabalho, que debaterão quatro eixos temáticos.



Mais da metade dos temas escolhidos concentravam-se nos:



* 1 (Gestão Integrada de Riscos e Resposta a Desastres) e 3 (Gestão do Conhecimento).

Mas, os eixos 2 (Integração de Políticas Públicas) e 4 (Mobilização e Promoção de uma Cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resiliente) - também contaram com forte participação.

José Geraldo Esteves, Representante do Segmento de Conselhos de Políticas Públicas no Espírito Santo, explicou sua opção pelo Eixo 1.

"É uma tentativa de que a conferência incorpore as propostas do meu município", explica. 

"Muita coisa na gestão deve ser mudada, principalmente em relação à importância do papel local da Defesa Civil. Trabalhamos salvando vidas e precisamos ser reconhecidos como um órgão respeitado e necessário", enfatizou.

Representante da Sociedade Civil do Município de Quatro Barras (PR), Janaína Oliveira escolheu o Eixo 3.

"Escolhi por afinidade, já que sou educadora. Mas também pretendo articular a minha opinião sobre outros temas com colegas da minha delegação, de modo a afinarmos o nosso discurso", conta a delegada.

* Plenárias temáticas:


Na quinta-feira (6), os delegados participarão da etapa "Priorização Temática", com o objetivo de aprofundar ainda mais a seleção das propostas. 

A votação final será realizada na sexta-feira (7), último dia da conferência.

Na sexta-feira (7), como deliberação final da 2ª CNPDC, serão eleitos dez princípios e 30 diretrizes que contribuirão para a implantação da Política Nacional de Proteção e Defesa Civil (Lei 12.608/12).

As Propostas também poderão subsidiar a criação de projetos de lei e políticas locais, influenciando diretamente nas decisões em proteção e defesa civil no Brasil.









Referências:
http://www.mi.gov.br/noticias/-/asset_publisher/xW1t/content/2%C2%AA-cnpdc-delegados-priorizam-debate-sobre-gestao-integrada-e-gestao-do-conhecimento-1?redirect=http%3A%2F%2Fwww.mi.gov.br%2Fnoticias%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_xW1t%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-4%26p_p_col_count%3D2

Nenhum comentário:

Postar um comentário