sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Propostas Aprovadas na 2ª CNPDC Devem Aprimorar Defesa Civil

Delegados definiram hoje os 40 princípios e diretrizes que vão influenciar a elaboração e a implementação de políticas públicas para o setor.

Brasília-DF, 07/11/2014 - Valorização dos agentes públicos que atuam no setor, implantação do Sistema Único de Proteção e Defesa Civil e garantia de recursos específicos - nos orçamentos da união, dos estados e dos municípios - para implementação de políticas da área. Essas são algumas das 40 propostas de princípios e diretrizes escolhidas na última etapa da 2ª Conferência Nacional de Proteção e Defesa Civil (CNPDC), encerrada nesta sexta-feira (07/11). 

As Sugestões serão usadas para aprimorar a Política Nacional de Proteção e Defesa Civil - leia todas na íntegra aqui.

Organizado pelo Ministério da Integração Nacional, o evento foi realizado Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. 

A votação da plenária final foi encerrada ao meio-dia.

As Propostas influenciarão diretamente na construção e implementação de políticas públicas, projetos de lei e planos nacionais e demais instrumentos resultantes da conferência.

Para chegar às 40 escolhidas, os delegados participantes debateram e analisaram 415 sugestões ao longo dos quatro dias de evento.
 
O Secretário Nacional de Proteção e Defesa Civil, Adriano Pereira, afirma que os princípios e diretrizes estão alinhados com o que a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec) pretende implementar.

"As propostas serão nosso norte na construção do Sistema. Estão direcionadas no rumo que estávamos pensando, mas têm muito mais força porque vem dos participantes e da sociedade, que é, afinal, nosso público", afirma.

* Delegados aprovam evento:


Para Rogério Filippe, delegado de Mariporã (SP), o Brasil só tem a ganhar com a realização da CNPDC. "As propostas aprovadas vão dar diretrizes ao governo, a deputados e a senadores para que seja criado um novo projeto de lei para a Defesa Civil Brasileira. Muitos municípios padecem e não têm uma Defesa Civil por não contar com legislação apropriada", argumentou. Já Artemiza Godim, de São Paulo (SP), elogiou a agilidade da votação. "Mesmo as pessoas que não tinham familiaridade com os tablets utilizados para essa finalidade foram bem orientadas".

Os Grupos de Trabalho e Plenárias Temáticas Foram Divididos de acordo Com os Quatro Temas Centrais da 2ª CNPDC:

* Gestão integrada de riscos e resposta a desastres; 

* Integração de Políticas Públicas relacionadas à Proteção e à Defesa Civil; 

*Gestão do Conhecimento em Proteção e Defesa Civil; e 

* Mobilização e promoção de uma cultura de Proteção e Defesa Civil na busca de Cidades Resilientes.

Assista mais sobre o tema no Canal Integração.










Referências:
http://www.mi.gov.br/noticias/-/asset_publisher/xW1t/content/propostas-aprovadas-na-2%C2%AA-cnpdc-devem-aprimorar-defesa-civil?redirect=http%3A%2F%2Fwww.mi.gov.br%2Fnoticias%3Fp_p_id%3D101_INSTANCE_xW1t%26p_p_lifecycle%3D0%26p_p_state%3Dnormal%26p_p_mode%3Dview%26p_p_col_id%3Dcolumn-4%26p_p_col_count%3D2

Nenhum comentário:

Postar um comentário