domingo, 2 de novembro de 2014

Monumento Bombeiro Herói Foi Inaugurado em Nova Friburgo/RJ


Na próxima quinta-feira (30.10), o Corpo de Bombeiros do Rio realizou a inauguração do Monumento Bombeiro Herói, às 10 horas, no quartel de Nova Friburgo (6º GBM). 

A obra, assinada pelo artista plástico Felga de Moraes, é um símbolo em homenagem à cidade, à corporação e aos militares da localidade mortos em serviço, em 2008, e também durante a tragédia que atingiu a Região Serrana no ano de 2011.

A escultura ficará exposta na entrada da unidade operacional.

Para o comandante-geral do Corpo de Bombeiros e secretário de Estado de Defesa Civil, Coronel Sérgio Simões, em tantos anos de serviço prestado ao Corpo de Bombeiros, esta é uma das homenagens mais significativas e simbólicas que a corporação poderia receber.

- O monumento será uma referência para a população e para os militares da corporação. A partir de agora, a obra fará parte do roteiro de visitas do Corpo de Bombeiros do Rio. Quando recebermos delegações de outros estados e, até mesmo, países, este símbolo será devidamente visitado e apreciado por todos – afirmou.

De acordo com Felga de Moraes, a ideia da escultura surgiu como forma de agradecimento aos militares, à cidade e à corporação como um todo. 

O monumento, de sua autoria e com a marca do Instituto Felga I Gracias Arte e Cultura, possui 4,5m de altura e é composto de ferro, com um centímetro de espessura, atrelado a uma base de concreto.

 - Trata-se de uma obra rústica e forte, assim como o Corpo de Bombeiros. Ela foi feita com base em uma construção de identidade com a cidade e a corporação. 

Recebemos doações que nos permitiram fazer algo útil em forma de agradecimento. Fiquei muito feliz em cumprir a minha responsabilidade e promessa. Nova Friburgo é, realmente, uma família e cada um contribuiu da forma que pode – disse o artista.

O Monumento Bombeiro Herói possui uma placa com os nomes dos dois militares mortos em serviço – após capotagem de uma viatura – em 2008, e dos outros três bombeiros soterrados durante a tragédia da Região Serrana em 2011.

São eles: 

sargento Luis Carlos Gonçalves Fischer, tenente Sérgio Luiz Rodrigues da Silva, sargento Marco Antonio Verly da Conceição, cabo Flávio Uanderson Rodrigues de Freitas e cabo Victor Lembo Spinelli.


Medalha – Nesta terça-feira (28.10), o artista plástico Felga de Moraes foi condecorado com a Medalha Mérito de Bombeiro Militar.

De acordo com o coronel Sérgio Simões, a outorga nada mais é que o reconhecimento da generosidade do artista para com os militares e a corporação.

Estiveram presentes na cerimônia os familiares dos bombeiros homenageados, além de oficiais do Quartel Central e da Região Serrana e representantes da Defesa Civil do Estado. 

Após a solenidade, todos assistiram a apresentação da Banda Sinfônica da corporação e participaram de um almoço especial.

João Batista Felga de Moraes, mais conhecido como Felga de Moraes, é nascido em Nova Friburgo. O artista plástico já expôs em diversos lugares do País e do exterior, como Suíça, Espanha, Alemanha e Suécia.


Monumento em homenagem à corporação e aos militares mortos em serviço












Referências:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2942:monumento-bombeiro-heroi-sera-inaugurado-em-nova-friburgo-nesta-quinta-feira-3010&catid=43:Noticias-do-CBMERJ&Itemid=43

Nenhum comentário:

Postar um comentário