terça-feira, 25 de novembro de 2014

Defesa Civil de Petrópolis Cadastra Moradores para Receberem Alertas de Chuvas Fortes


Defesa Civil cadastra moradores de áreas de risco para envio de alertas de chuvas fortes
Quem passar pela Praça Dom Pedro, no Centro, nesta semana terá a oportunidade de cadastrar seu número de telefone celular para, até o início do próximo ano, receber, da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, mensagens SMS com alertas de chuvas fortes. 
O Cadastro está sendo realizado pela Prefeitura, por meio da Defesa Civil, em uma barraca que ficará montada no local até sexta-feira (28/11), das 10h às 16h, durante a Semana Municipal de Redução de Desastres Naturais.
“Estamos trabalhando para a implantação do serviço de envio de alertas de chuvas fortes por SMS. O nosso objetivo é que o serviço esteja funcionando até o início do ano que vem”, lembrou o prefeito Rubens Bomtempo. 
“Quando o sistema estiver funcionando, é importante que a Defesa Civil já tenha um banco de dados com números de telefone celular de moradores que queiram receber o alerta. 
Por isso, aproveitamos a Semana Municipal de Redução de Desastres Naturais para realizar esse cadastro, já nos adiantando nesse processo”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão.
Na barraca, agentes da Defesa Civil também estão conversando com a população, cadastrando voluntários e distribuindo panfletos e cartilhas com dicas simples de prevenção de desastres naturais. Também estão sendo entregues adesivos para a confecção de pluviômetros caseiros, feitos com garrafas PET. 
Ao longo da semana, a secretaria ainda simulará chuvas na praça para explicar a população como funciona um pluviômetro semiautomático, que indica a intensidade das chuvas em um visor.  
O Objetivo da Defesa Civil, durante a Semana Municipal de Redução de Desastres Naturais, de 22 a 29 de novembro, é fortalecer a cultura da prevenção em Petrópolis, intensificando o trabalho que vem sendo feito ao longo do ano.
Quem passou pela barraca ficou satisfeito com o que viu e parabenizou o trabalho feito pela Defesa Civil. 
“Acho ótimo. Temos mesmo que nos prevenir em relação aos desastres. Vou ler com atenção esse material que recebi”, disse a dona de casa Vera Lúcia da Silva da Costa, moradora do Moinho Preto.
A vendedora Maria Cristina Assumpção Nunes, moradora do Cremerie, também aprovou a iniciativa. “Acho ótimo, porque Petrópolis é uma cidade com muitas áreas de risco. 
Quando você avisa as pessoas o que elas devem fazer, você evita muitas mortes”, lembrou.
A programação completa da Semana Municipal de Redução de Desastres Naturais está na página da Prefeitura na internet (www.petropolis.rj.gov.br). 
Haverá eventos até sábado (29/11), como ações de conscientização, simulados de desocupação de escolas, prédios públicos e comunidades, peças de teatro para crianças e adolescentes, entre outras atividades para fortalecer a cultura da prevenção de desastres das chuvas em Petrópolis.



Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2866-defesa-civil-cadastra-moradores-de-%C3%A1reas-de-risco-para-envio-de-alertas-de-chuvas-fortes.html
https://www.facebook.com/defesacivilpetropolis?fref=ts
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/

Nenhum comentário:

Postar um comentário