quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Secretário de Defesa Civil de Petrópolis Presta Contas no Comcidade Sobre Ações de Prevenção

Secretário de Defesa Civil  presta contas no Comcidade sobre ações de prevenção
O Secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, prestou contas na reunião de segunda-feira (3/11) do Conselho Municipal da Cidade (ComCidade) sobre as ações da Prefeitura na prevenção de desastres das chuvas. 
Cerca de 40 pessoas participaram da reunião, realizada na Casa dos Conselhos, na Avenida Ipiranga.
Durante duas horas, Simão falou sobre as obras de contenção que vem sendo realizadas pelo governo municipal – entre elas as previstas no PAC das Encostas – a capacitação de voluntários da Defesa Civil, as campanhas de prevenção realizadas pela secretaria, entre outras ações do município desde 2013.
A Palestra, além de ser uma prestação de contas, também foi mais um passo no fortalecimento da cultura da prevenção de desastres das chuvas em Petrópolis. 
No encontro, Simão falou aos conselheiros sobre os perigos causados por cortes em barrancos, construções irregulares, lixo nas encostas e queimadas, entre outras práticas comuns que aumentam os riscos para a população, principalmente no período das chuvas.
“Essa reunião foi muito importante para a Defesa Civil. Pelas perguntas que foram feitas durante e depois da reunião, vimos que os conselheiros e quem estava presente entenderam a importância da prevenção para termos um verão mais seguro.
Eles perceberam que não basta o poder público agir: é preciso que a população participe do trabalho.
Os líderes comunitários e de sindicatos que estavam presentes na reunião poderão agora difundir essa cultura da Defesa Civil nas suas comunidades, na sua categoria profissional”, disse o secretário Rafael Simão.
Na Palestra, Simão lembrou que Petrópolis está recebendo o maior pacote de obras de contenção de encostas de sua história – o PAC Encostas, uma parceria entre Ministério das Cidades, Prefeitura e Caixa Econômica Federal (CEF).
São R$ 60 milhões em investimentos em 14 grandes obras de contenção. 
Cinco dessas intervenções já estão em fase final, dependendo apenas que os repasses federais continuem sendo realizados dentro dos prazos previstos.
O Secretário lembrou também que, desde 2013, a Defesa Civil capacitou mais de 500 voluntários em Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) criados em 54 comunidades. 
Neste período, foram distribuídos mais de 40 mil panfletos, cartilhas e calendários com dicas de prevenção de desastres das chuvas. 
Ele falou também sobre a instalação de 38 pluviômetros automáticos e semiautomáticos, a parceria com a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica), a elaboração do Plano de Contingência de Petrópolis e os testes mensais das 18 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme.
“Se a pessoa insiste em construir onde não pode, ela vai colocar em risco toda a comunidade. Nós precisamos nos unir.
Defesa Civil é um dever de todos nós.
No Japão, vimos a participação da comunidade. Temos que mudar a nossa prática e levar essa cultura para cada vez mais pessoas”, disse Simão.




Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2799-secret%C3%A1rio-de-defesa-civil-presta-contas-no-comcidade-sobre-a%C3%A7%C3%B5es-de-preven%C3%A7%C3%A3o.html
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/
https://www.facebook.com/defesacivilpetropolis
http://diariodepetropolis.com.br/integra.aspx?e=17015&c=00010

Nenhum comentário:

Postar um comentário