quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Defesa Civil de Petrópolis Capacitou Cerca de 30 Pessoas Sobre Administração de Abrigos Temporários

            

Cerca de 30 voluntários dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil (Nudecs) e agentes de saúde, de endemias e das Unidades de Proteção Comunitária (UPCs) passaram por nova capacitação da Secretaria de Proteção e Defesa Civil.
No último sábado (15/11), o coordenador nacional da ONG chilena Emah (Equipe Metodista de Ajuda Humanitária), Juan Salazar Fernández, ministrou um curso sobre administração de abrigos temporários. 
Eles Aprenderam Noções Básicas Sobre o Que Deve e o Que Não Deve Haver em um abrigo após um desastre natural.
O Curso, realizado de 8h às 17h, foi uma parceria entre a Defesa Civil e a ONG internacional Care, que trouxe o palestrante para a cidade. 
Os participantes já haviam realizado, em outubro, um curso sobre primeiros socorros preparado pelo governo dos Estados Unidos, onde aprenderam como fazer o primeiro atendimento a vítimas no caso de um desastre das chuvas.
“É uma determinação do prefeito Rubens Bomtempo que a Defesa Civil sempre capacite os seus agentes e quem atua antes e depois de desastres das chuvas, como é o caso dos voluntários do Nudecs e dos agentes de saúde, de endemias e das UPCs. 
Para isso, temos fortalecido as nossas parcerias com outros órgãos, ONGs, escolas e comunidades, para que a grande rede de Defesa Civil em Petrópolis fique cada vez mais forte, tanto na prevenção de desastres das chuvas, quanto na resposta, para que o município volte à normalidade com rapidez após fortes chuvas”, disse o secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão.
Juan afirmou que a proposta é garantir a qualidade dos abrigos. 
“São noções mínimas para quem vai comandar uma resposta humanitária, para que essas pessoas saibam o que tem que ter no abrigo, que tipo de alimento, como manter a qualidade do abrigo para que as pessoas tenham saúde e proteção”, disse o coordenador Juan Fernández.
Quem participou ficou satisfeito. Foi o caso do coordenador do Nudec da Estrada da Saudade, Paulo Roberto Corrêa de Souza. 
“O curso é primordial. Imagina sair de casa em um feriado chuvoso? Viemos aqui porque queremos aprender como ajudar a salvar vidas. Isso sem dúvida é ótimo”, disse Paulo.
“A oportunidade é excelente. Aprender é sempre bom. A intenção é saber o que vamos fazer na prática quando precisar”, disse o agente de endemia Fábio Araújo.





Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2848-cerca-de-30-pessoas-recebem-capacita%C3%A7%C3%A3o-da-defesa-civil-sobre-administra%C3%A7%C3%A3o-de-abrigos-tempor%C3%A1rios.html
https://www.facebook.com/defesacivilpetropolis?fref=ts
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc

Nenhum comentário:

Postar um comentário