segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Semana Municipal de Redução de Desastres Naturais, em Petrópolis

             Foto: Participe da Semana Municipal de Redução de Desastres Naturais! Confira aqui a programação: http://goo.gl/BMs7vK . Ajude a deixar Petrópolis mais segura em relação às fortes chuvas. Curta e compartilhe!!!!!

Petrópolis abre neste sábado (22/11) a Semana Municipal de Redução de Desastres Naturais. 
A Prefeitura, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, organizou uma programação de ações de prevenção em todo o município. 
Até a próxima semana (29/11), haverá simulados de desocupação de escolas e de áreas de risco, teste de sirenes, distribuição de panfletos e cartilhas e orientação em barraca da Defesa Civil montada no Centro da cidade. 
Cartazes com dicas de prevenção de desastres das chuvas também foram espalhados pelo município. O objetivo é fortalecer a cultura da prevenção em Petrópolis, incentivando a população a agir de forma a reduzir os riscos de desastres das chuvas.

Este será um evento para despertar a atenção da população para este tema tão importante na nossa cidade. Estamos trabalhando na formação de uma grande rede de defesa civil e precisamos mostrar a todos a importância da ação preventiva”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.
O secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, lembrou que a multiplicação da informação é essencial. “Vamos levar o tema da prevenção para diversos pontos de Petrópolis, fazendo com que a população reflita sobre o assunto. 
As chuvas fortes virão, o que não dá para evitar. Então temos que nos preparar, saber o que fazer antes, durante e depois das chuvas. 
É importante que as pessoas saibam o que podem fazer para deixar suas casas mais seguras, como proteger suas famílias. 
A semana será importante para intensificar o trabalho que fazemos o ano inteiro. Para essas ações, estamos contando com o apoio de outras secretarias e órgãos e empresas parceiros”, disse.

SIMULADOS DE DESOCUPAÇÃO 

Neste sábado (22/11), a Defesa Civil realizará um simulado de desocupação de áreas de risco da região do Gentio, em Itaipava. 
Às 10h, sirenes das viaturas da Defesa Civil serão acionadas, simulando uma situação de risco de deslizamentos e inundações generalizados provocados por fortes chuvas no bairro. Os moradores deverão se encaminhar para o ponto de apoio da região, localizado na Igreja Assembleia de Deus, na Estrada do Gentio. 
O simulado será realizado em parceria com o programa Mãos à Obra, da Secretaria de Estado de Ambiente (SEA), e mobilizará os voluntários do Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec) do bairro.
Na sexta-feira (28), às 10h, a Defesa Civil irá realizar outro simulado de desocupação, dessa vez das dez escolas municipais que contam com agentes comunitários escolares, capacitados em 2013 em uma parceria entre as secretarias de Proteção e Defesa Civil e de Educação com a Secretaria de Estado de Defesa Civil e a ONG internacional Care. 
As Escolas São: 
* Dr. Rubens de Castro Bomtempo (Vila Felipe), Prefeito Jamil Sabrá (Rua Coronel Veiga), Governador Marcello Alencar (Quitandinha), Odette Fonseca (Duques), Stefan Zweig (Quitandinha), Vereador José Fernandes da Silva (Alto da Serra), Paroquial Bom Jesus (Dr. Thouzet), Clemente Fernandes (24 de Maio), Ana Mohammad (Castelânea) e João Paulo II (São Sebastião). 
Também na sexta-feira, será realizado um simulado de desocupação do prédio da Prefeitura, na Avenida Koeler.
No sábado (29), às 10h, as 18 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme serão acionadas. 
Na 24 de Maio, haverá simulado de desocupação de áreas de risco. Os moradores serão orientados a procurar o ponto de apoio do bairro, localizado na Escola Estadual Augusto Meshick, na Rua 24 de Maio, sem número. 
Agentes das Unidades de Proteção Comunitária (UPCs) próximas às demais sirenes estarão distribuindo panfletos em suas comunidades com dicas de prevenção de desastres das chuvas. Também no sábado, às 10h, haverá simulado de desocupação de áreas de risco do Vale do Cuiabá.

AÇÕES DE CONSCIENTIZAÇÃO 

De segunda a sexta-feira (24 a 28), uma barraca da Defesa Civil montada no Centro da cidade vai oferecer orientações à população, das 10h às 16h. 
Agentes estarão no local distribuindo panfletos e cartilhas com dicas de prevenção, conversando e tirando dúvidas dos moradores, cadastrando voluntários da Defesa Civil e registrando números de telefone celular para, quando o projeto for implantado, a secretaria enviar à população mensagens SMS com alertas de chuvas fortes.
Também ao longo da semana, a Defesa Civil estará espalhando pela cidade cartazes com 20 dicas de prevenção de desastres das chuvas. 
O material será exposto em postos de saúde, escolas, comércio, no interior de ônibus e órgãos públicos, além da página da Prefeitura na internet (www.petropolis.rj.gov.br) e nas redes sociais (facebook.com/prefeituradepetropolis e facebook.com/defesacivilpetropolis). 
Universidades também exibirão murais tendo como tema a Semana Municipal de Redução de Desastres Naturais.
CRIANÇAS E JOVENS 
Ao longo da semana, estudantes de dez escolas municipais assistirão à peça “Lua Clara na Boca da Mata”, uma parceria da Defesa Civil com a Fundação de Cultura e Turismo. A peça traz a temática de prevenção de desastres das chuvas.
Alunos de escolas municipais também participarão de um concurso de redação com o tema: “O que eu posso fazer para deixar minha comunidade mais segura?”. 
Os estudantes que fizerem as melhores redações serão premiados com um passeio ao Quartel Central do Corpo de Bombeiros, no Rio.




Referências:
http://petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2858-semana-municipal-de-redu%C3%A7%C3%A3o-de-desastres-naturais-ter%C3%A1-a%C3%A7%C3%B5es-de-preven%C3%A7%C3%A3o-em-toda-a-cidade.html
https://www.facebook.com/defesacivilpetropolis?fref=ts
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc