terça-feira, 18 de novembro de 2014

Águas do Imperador Está Entre as Empresas Finalistas do Prêmio ANA 2014

            

O Projeto “Saneamento Sustentável – A Utilização de Biossistemas e Educação Ambiental em Comunidades de Baixa Renda”.

A Instituição, Águas do Imperador está entre os três finalistas da categoria Empresas, do Prêmio ANA 2014.  

Esta quinta edição do Prêmio recebeu 452 inscrições e escolheu as três melhores dentre as sete categorias em disputa: 

* Empresas, Ensino, Governo, Imprensa, ONG, Organismos de Bacia e Pesquisa e Inovação Tecnológica. 

No dia 2 de dezembro André Lermontov, gerente de pesquisa e tecnologia do Grupo Águas do Brasil e Marcio Salles, diretor de Águas do Imperador, apresentarão o projeto com outros finalistas, no auditório da ANA em Brasília e, no dia seguinte, acontecerá a premiação do sete vencedores no Teatro Cultural da Caixa. 

Os ganhadores receberão o Troféu Premio ANA e viagem para participar do próximo Fórum Mundial da Água, em abril de 2015,  na Coréia do Sul.
De acordo com as regras da premiação, participam as iniciativas que estimulam o combate à poluição e ao desperdício e apontam caminhos para assegurar água de boa qualidade e em quantidade suficiente para o desenvolvimento e a qualidade de vida dos brasileiros, e os critérios de avaliação levam em conta os seguintes aspectos dessas iniciativas:
* Efetividade; potencial de difusão/replicação; adesão social; originalidade; e impactos social, cultural e ambiental; e sustentabilidade financeira.
O projeto inscrito no Premio ANA 2014 mostrou os Biodigestores (fotos) implantados em Petrópolis, e o do Quarteirão Brasileiro, o último a ser construído pela concessionária, para tratamento de 160 mil litros/dia dos esgotos de  2 mil moradores do bairro, especialmente citado, pois trouxe inovações ao projeto. 
A exemplo dos outros sete biodigestores, quando da implantação das unidades foi realizado um trabalho de educação ambiental, que neste caso contou com:
* Palestra para moradores da região, professores e pais de alunos do Colégio Municipal Nossa Senhora das Graças, apresentando  o projeto detalhado do biodigestor, a importância do saneamento, e ações realizadas pela empresa em Petrópolis; 
* Oficina com as crianças que plantaram flores em pneus e canos, fazendo um pequeno e belo jardim suspenso;  e 
* Ainda um projeto literário que incluiu mais duas escolas vizinhas, que receberam 60 exemplares do livro infantil “Liebe – o menino chamado amor”, de autoria de Leandro Fonseca Leal Ferreira. 
Depois da leitura feita por alunos e professores, o escritor visitou as escolas para conversar com as crianças sobre o livro, estimulando reflexões em torno do tema proposto pela obra que conta a história de um menino cujo pai é alcoólatra.
Além do trabalho inovador na despoluição de rios e o de envolvimento com as comunidades através da educação ambiental, os biodigestores se destacam por outras características sustentáveis: 
* Seus tanques recebem milhares de pneus e garrafas PET que se transformam em elementos filtrantes; 
O biogás gerado pelas unidades é destinado a creches, escolas ou moradores da região - e no caso específico o biogás será destinado ao Colégio Municipal Nossa Senhora das Graças - e não há cobrança de tarifa pelo tratamento. 
A área no entorno da unidade foi totalmente urbanizada e em parceria  com a Prefeitura de Petrópolis instalados  bancos, abrigo de ônibus e academia ao ar livre.
O trabalho realizado por Águas do Imperador para tratamento de esgotos por meio de biodigestores tornou-se referência nacional e internacionalmente. 
Comitivas de diversos países visitaram os biodigestores e levaram o exemplo para suas cidades. 
O trabalho de tratamento de esgotos realizado por Águas do Imperador para a despoluição das bacias hidrográficas da cidade confere a Petrópolis a terceira posição entre as cidades do Estado do Rio de  Janeiro com melhor saneamento, de acordo com o Instituto Trata Brasil.




Referências:
http://diariodepetropolis.com.br/Integra/aguas-do-imperador-esta-entre-as-empresas-finalista-do-premio-ana-2014-58879

Nenhum comentário:

Postar um comentário