sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Sedec-RJ Capacita Força Armada da Bolívia em Gestão de Desastres


Convite foi feito após a apresentação do Sistema de Alerta e Alarme por Sirenes em evento do segmento realizado no Equador.

Durante cinco dias do mês de outubro, dois oficiais do Corpo de Bombeiros e da Defesa Civil do Estado do Rio de Janeiro (CBMERJ/Sedec), major Robson Luís e major Edna Queiróz, capacitaram 25 militares das Forças Armadas da Bolívia na gestão de riscos de desastres naturais. 

O convite, feito pelo governo boliviano – por intermédio da CARE Internacional –, aconteceu após a apresentação do Sistema de Alerta de Alarme por Sirenes para fortes chuvas, durante a Plataforma Regional para Redução de Riscos de Desastres na América Latina, no Equador.

Na ocasião, o superintendente operacional da Sedec-RJ, coronel Luis Guilherme Ferreira dos Santos, realizou a apresentação desta prática bem sucedida no Estado do Rio, inicialmente na Região Serrana e já expandida para outros 12 municípios fluminenses.

- Este modelo de Sistema de Alerta e Alarme pode ser adaptado para a realidade da região leste da Bolívia, onde ocorrem grandes inundações, como a que ocorreu em fevereiro deste ano - destacou.
  
Durante a capacitação, na cidade La Santisima Trinidad, Departamento de Beni - Bolívia, os militares do Rio ministraram oficinas de gerenciamento de abrigo temporário, de formulação do plano de contingência e de sistema de alerta e alarme por sirenes. 

No último dia do módulo, os alunos participaram de um exercício simulado de mesa - caso inundação -, no qual aplicaram os conhecimentos adquiridos para realizar a gestão do desastre. Foi desenvolvida a matriz de atividades versus responsabilidades das agências, noções de medicina de desastres e gerenciamento de donativos.

As atividades fazem parte do projeto ‘Fortalecimento da capacidade e coordenação dentro da comunidade humanitária para responder aos desastres naturais’, desenvolvido pelo Consórcio de Agências Humanitárias, em coordenação com o Vice-Ministério de Defesa Civil da Bolívia. 

O objetivo do curso foi ressaltar as habilidades desejadas nas emergências para poder trabalhar com a comunidade salvando vidas, protegendo meios de subsistência e defendendo os direitos das pessoas nas situações críticas.











(*) Matéria produzida pela Assessoria de Comunicação Social SEDEC/CBMERJ







Referências:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2955:sedec-rj-capacita-forca-armada-da-bolivia-em-gestao-de-desastres&catid=43:Noticias-do-CBMERJ&Itemid=43
http://www.esdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.suop.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.dgdec.defesacivil.rj.gov.br/
http://cemadenrj.defesacivil.rj.gov.br/
http://www.rio.rj.gov.br/web/defesacivil


Nenhum comentário:

Postar um comentário