sábado, 29 de novembro de 2014

Mais de 1.300 Estudantes Participam de Simulado de Desocupação de Escolas, em Petrópolis

Mais de 1.300 estudantes participam de simulado de desocupação de escolas
Mais de 1.300 estudantes participaram, na manhã desta sexta-feira (28/11), do simulado de desocupação de dez escolas municipais, realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil. 
O evento fez parte da Semana Municipal de Redução de Desastres Naturais, com ações de prevenção do dia 22 ao dia 29 em vários pontos da cidade. 
O objetivo do teste foi deixar as escolas mais seguras, treinando alunos, professores e funcionários para que todos saibam o que fazer em uma situação de desastre, como deslizamentos, incêndios, alagamentos e desabamentos, entre outros incidentes. 
Nas dez escolas, a desocupação foi realizada em poucos minutos, assim como recomenda a Defesa Civil.
Os alunos foram orientados por professores e agentes da Defesa Civil a sair de sala rapidamente, mas sem correria, em fila, sem levar mochilas, e a se dirigir a um local seguro, previamente definido – a quadra ou o pátio da escola. 
Nas dez unidades, agentes distribuíram ainda panfletos com orientações do que fazer se a sirene tocar e cartilhas com dicas simples de prevenção de desastres das chuvas.
O secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, acompanhou o simulado na Escola Municipal Governador Marcello Alencar, no Quitandinha. 
Ao fim do teste, ele conversou com os alunos. 
“Estivemos no Japão e vimos como as crianças e os jovens de lá participam das ações de prevenção. 
Lá eles sofrem com terremotos, maremotos e vulcões e sabem exatamente o que fazer se acontecer uma tragédia dessas. 
Aqui em Petrópolis não temos nada disso, mas temos deslizamentos e inundações, então temos que estar preparados. 
Não queremos que nada aconteça, mas não adianta ficar só torcendo. Temos que estar preparados e saber para onde ir se algum desastre acontecer. Isso é prevenção”, disse Simão para os alunos.
Cerca de 120 estudantes participaram do simulado. 
A diretora adjunta da escola, Priscila Kloh, falou para os alunos sobre a importância da ação.
 “Não é a primeira vez que nós fazemos esse simulado, mas ainda assim acho que é muito importante. 
É um período de muitas chuvas, então é importante nos prepararmos. São recomendações da Defesa Civil para salvar vidas. Esses simulados são para proteger a vida de vocês”, disse.
Participaram do simulado os alunos das dez escolas municipais que contam com agentes comunitários escolares, capacitados em 2013 em uma parceria entre Secretaria de Estado de Defesa Civil, Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Secretaria de Educação e a ONG internacional Care: 
* Dr. Rubens de Castro Bomtempo (Vila Felipe), Jamil Sabrá (Coronel Veiga), Governador Marcello Alencar (Quitandinha), Odette Fonseca (Duques), Stefan Zweig (Amazonas), Vereador José Fernandes da Silva (Alto da Serra), Paroquial Bom Jesus (Dr. Thouzet), Clemente Fernandes (24 de Maio), Ana Mohammad (Sargento Boening) e João Paulo II (São Sebastião).





Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2885-mais-de-1300-estudantes-participam-de-simulado-de-desocupa%C3%A7%C3%A3o-de-escolas.html
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/
https://www.facebook.com/defesacivilpetropolis
http://diariodepetropolis.com.br/integra/mais-de-1-300-estudantes-participam-de-simulado-de-desocupacao-de-escolas-59309

Nenhum comentário:

Postar um comentário