quinta-feira, 27 de novembro de 2014

População Ajuda Defesa Civil de Petrópolis na Divulgação de Alerta de Chuvas Fortes

            

Defesa Civil contou, nesta quarta-feira (26/11), com o apoio da população na divulgação de alertas de chuvas fortes. 

Às 19h, quando as 18 sirenes do Sistema de Alerta e Alarme foram acionadas, informando aos moradores de áreas de risco sobre a possibilidade de chuvas fortes nas horas seguintes.

A Defesa Civil também divulgou o alerta na página da Secretaria no Facebook (facebook.com/defesacivilpetropolis), recebendo a ajuda dos internautas: até a manhã seguinte, foram mais de 250 compartilhamentos, fazendo com que o alerta chegasse a mais de 7.800 pessoas.

O secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, destacou a participação da população na prevenção de desastres naturais. Para ele, esse foi mais um passo que Petrópolis deu no fortalecimento da cultura da prevenção no município. 

“O grande número de compartilhamentos no Facebook do nosso alerta mostrou que a população quer ajudar a deixar Petrópolis mais segura. 

Estamos no caminho certo, porque para a Defesa Civil ter sucesso é preciso que os moradores participem. 

Quando a pessoa curte e compartilhe um alerta ou uma orientação da Defesa Civil no Facebook, ela está ajudando a levar aquela informação para muito mais pessoas, contribuindo para a prevenção de desastres das chuvas”, disse Simão.

A Defesa Civil emitiu o alerta após receber um aviso do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com a previsão de pancadas de chuva no município. 

Nas horas seguintes, houve chuvas moderadas em vários pontos de Petrópolis, mas que não geraram ocorrências na Defesa Civil. 

A Secretaria segue em estágio de atenção.

Esta foi a primeira vez em que a Defesa Civil acionou as sirenes com uma nova mensagem, alertando para a possibilidade de chuvas fortes. 

O outro alerta das sirenes é para riscos de deslizamentos generalizados na comunidade. 

“Quando a sirene informar que há risco de chuvas fortes, o morador de área de risco deve ficar atento. 

Se começar a chover, ele deve sair de casa e procurar um local seguro, como casas de amigos ou parentes que não fiquem em área de risco ou um ponto de apoio sinalizado pela Prefeitura”, disse Simão.

Até sexta-feira (28/11), há previsão de pancadas de chuva moderada em Petrópolis, como informou o Cemaden.




Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2879-popula%C3%A7%C3%A3o-ajuda-defesa-civil-na-divulga%C3%A7%C3%A3o-de-alerta-de-chuvas-fortes.html
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/
https://www.facebook.com/defesacivilpetropolis

Nenhum comentário:

Postar um comentário