domingo, 16 de novembro de 2014

Secretário da Defesa Civil de Petrópolis Participa de Seminário no TCU

Secretário de Proteção e Defesa Civil participa de seminário de TCU
O Secretário de Proteção e Defesa Civil, Rafael Simão, participou de seminário, no Tribunal de Contas da União (TCU), no Rio, sobre prevenção e resposta a desastres das chuvas. 
No encontro, realizado na quinta-feira (13/11), promotores, defensores públicos e ministros do TCU fizeram perguntas aos representantes das Defesas Civis nacional, estaduais e municipais sobre o que vem sendo feito para evitar que novos desastres naturais aconteçam pelo país.
Estavam presentes o secretário nacional de Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior, o secretário estadual de Defesa Civil, Sérgio Simões, e o ministro do TCU Raimundo Carreiro.
“Essa foi mais uma oportunidade que tivemos de debater Defesa Civil, com representantes das Defesas Civis de outros municípios e estados. 
Além de trocar experiências e buscar parcerias com outros órgãos para projetos que queremos executar em Petrópolis, o encontro foi positivo porque vimos o TCU, a Defensoria Pública e o Ministério Público interessados em ajudar na prevenção de desastres naturais. 
Fiquei feliz também com o reconhecimento que a Defesa Civil de Petrópolis tem fora do município. 
Em vários momentos do seminário a secretaria foi citada como referência de Defesa Civil, o que nos deixa muito satisfeitos e certos de que estamos no caminho certo”, disse Simão.
O presidente do Serviço Geológico do Estado do Rio (DRM-RJ), Flávio Erthal, em seu discurso, apontou a Defesa Civil de Petrópolis como referência para outros municípios, já que conta com geólogos e com o Plano Municipal de Redução de Riscos, entre outras medidas de prevenção. 
Os três geólogos da pasta são concursados e foram convocados pelo prefeito Rubens Bomtempo em 2013. 
Já o plano foi apresentado pela Prefeitura em 2007, no segundo governo de Bomtempo, e está neste ano passando por revisão e ampliação.
“Petrópolis tem um trabalho fantástico. O município foi se capacitando. É um exemplo nesse processo. 
Quem mapeou Petrópolis foi Petrópolis, que já possui um Plano Municipal de Redução de Risco. 
Fomos apresentar uma Carta Geotécnica de Aptidão Urbana (CGU) em Petrópolis em maio e o documento foi contestado pelos técnicos do município, que se estruturou. Isso é muito positivo, porque facilita o trabalho, disse.
O secretário nacional de Defesa Civil, Adriano Pereira Júnior, afirmou que hoje o grande desafio na área é regulamentar o Sistema Nacional de Defesa Civil, definindo o que cabe aos Municípios, aos Estados e à União. 
Já o secretário de estado de Defesa Civil, Sérgio Simões, acredita que o grande desafio do Sistema Nacional de Defesa Civil é conseguir levar o conhecimento técnico acumulado para as comunidades, para que os moradores de áreas de risco se sintam parte desse sistema.





Referências:
http://www.petropolis.rj.gov.br/pmp/index.php/imprensa/noticias/item/2840-secret%C3%A1rio-de-prote%C3%A7%C3%A3o-e-defesa-civil-participa-de-semin%C3%A1rio-de-tcu.html
http://www.petropolis.rj.gov.br/dfc
https://www.facebook.com/defesacivilpetropolis?fref=ts
http://g1.globo.com/rj/regiao-serrana/noticia/2014/11/secretario-de-defesa-civil-de-petropolis-rj-participa-de-seminario.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário