quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Série: Destaques em Socorro de Emergência - Relato 5

           

O Quinto relato da série Destaques em Socorro de Emergência vai para a atuação da equipe do quartel de Copacabana (17ºGBM) durante o socorro a uma vítima de queda. 

O Paciente, de 21 anos, caiu de um andaime, a uma altura aproximada de 20 metros e, apesar de portar equipamento de segurança, o quadro clínico encontrado era grave. 

O jovem apresentou traumatismo crânio encefálico (TCE) grave, com afundamento de crânio, trauma de tórax, fraturas em membro superior direito, fratura exposta de membro inferior esquerdo e hemorragia externa, ou seja, um politrauma grave. 

O quadro ainda era de comprometimento neurológico, frequência cardíaca e respiratória baixas, sudorese fria.

A Equipe Estava Formada pela:

* Oficial enfermeira Capitão Paula Brandão, o cabo Edson Fernandes e os soldados Leonardo Barboza e Diego de Araújo. 

A Oficial enfermeira, auxiliada pela guarnição, diante do cenário, prontamente iniciou as medidas cabíveis a um enfermeiro no suporte de vida:

* Acesso venoso para reposição rápida de volume, suporte ventilatório adequado e extricação cuidadosa e adequada para uma vítima com múltiplas lesões. 

O Objetivo era a prevenção de sequelas irreversíveis.

Após 25 minutos, a vítima foi levada à unidade hospitalar de referência já com melhora de seus parâmetros vitais. 

No hospital, passou por uma neurocirurgia, cirurgia ortopédica e torácica e, após 15 dias do evento, a oficial enfermeira recebe notícias de que o jovem estava viva e ainda internado no CTI.

DADOS - No primeiro semestre de 2014 o Corpo de Bombeiros foi responsável por 6.750 atendimentos relacionados à queda. 

Dentre estes, 62% são caracterizados como queda da própria altura, 14% queda de escada /degrau, 10% de outros como andaimes, 8% de laje, 2% de leito e 1% de buraco e árvore.

Quando se refere à queda de laje, 81% são vítimas do sexo masculino e 19% atuam como pedreiros ou ajudantes de obra. 

Na maioria dos casos, são vítimas críticas, com múltiplas lesões em que o tempo e a capacidade técnica do socorrista são primordiais para a evolução e sobrevida da vítima.










Referências:
http://www.cbmerj.rj.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=2948:serie-destaques-em-socorro-de-emergencia-relato-5&catid=43:Noticias-do-CBMERJ&Itemid=43

Nenhum comentário:

Postar um comentário